img24 Nossa Cidade
Publicado em 17/10/2011 às 16:49

Parque Santos Dumont: Um Presente No Coração Da Cidade

Alberto Santos Dumont

Antes de falar sobre esse belíssimo parque, localizado no centro de São José dos Campos, convém fazer uma breve referência ao homem que lhe emprestou o nome, o mineiro Alberto Santos Dumont, apelidado no Brasil de O Pai da Aviação. Santos Dumont nasceu na cidade de Palmira, no interior de Minas Gerais. Depois da fama internacional do seu mais ilustra filho, a cidade adotou o nome de Santos Dumont, que conserva até hoje. Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do balão dirigível, do avião e do ultraleve. No entanto, há uma enorme confusão e uma má resolvida polêmica a respeito da legitimidade desse título. É certo que Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Não se discute tampouco que ele foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor movido a gasolina.

Mas, apesar dos brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo isso não é reconhecido. O mérito da invenção, nesses lugares, é concedido aos dois irmãos norteamericanos Orville e Wilbur Wright. A França é uma exceção, pois nesse país o crédito pela invenção é dado a Clément Ader. Como se vê, há muito que se discutir a respeito desse assunto.

Dumont teve morte trágica. Em 1932, ocorreu a revolução constitucionalista, quando que o Estado de São Paulo se revoltou contra o governo de Getúlio Vargas. Durante o conflito, aviões bombardearam e metralharam o Campo de Marte, em São Paulo. A visão de aviões em combate causou uma angústia profunda em Santos Dumont que, nesse dia, aproveitando-se da ausência de um sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade.

Um parque temático

Como o próprio nome sugere, o Santos Dumont é um parque temático, ou seja, que foi criado em torno de um tema central, no caso, a aviação brasileira.

Além de possuir uma exuberante e extensa área verde, pista pavimentada com equipamentos para ginástica, quiosques com churrasqueiras, pista de skate, playground, um pitoresco jardim japonês, belas aves e um lago com criação de peixes, o parque exibe também um protótipo do avião Bandeirante, doado pela EMBRAER, sondas fabricadas pelo INPE, maquetes de foguetes da série Sonda, assim como uma réplica do avião 14 Bis, construído por Santos Dumont, em 1906.

Está em construção uma réplica da Casa Encantada, projetada por Santos Dumont para sua residência, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Existem também duas escolas de educação infantil, tudo dentro de uma magnífica área de mais de 46.000 m2.

O Parque Santos Dumont fica no centro de São José dos Campos, na Rua Prudente Meireles de Moraes, 100 – Vila Adyana – e está aberto de 2ª a Domingo das 7h às 22h. O telefone é (12) 3921.7066. Vá, leve a família, os amigos e muitas crianças. Elas, com certeza, vão adorar.

3 comentários neste Artigo

  1. Kátia Cilene Garcia Pio de Oliveira
    AMO O PARQUE ...TODO FIM DE SEMANA LEVAMOS NOSSAS FILHAS...COM CERTEZA ELAS TERÃO LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS DA INFÂNCIA !

Comentários

Os comentários estão fechados.