Os cartórios de protesto do estado de São Paulo vão participar da Corrida dos Sonhos do GRAACC, que acontece no próximo dia 14 de maio, no Parque do Ibirapuera. Os cartórios de protesto de São Paulo patrocinam a campanha Protesto do Bem, que arrecada fundos para o GRAACC durante todo o ano.
Na cidade de São José dos Campos, o Tabelião Guido Castro Santos já confirmou sua presença. Mesmo não estando acostumado com corridas, ele se mostra bem animados e disposto a correr pelo bem. Além da contribuição mensal para a campanha Protesto do Bem e sua divulgação na cidade, o Tabelião de Notas e de Protestos de Letras e Títulos de SJ contará também com a presença de alguns funcionários, que estarão presentes no evento, que já faz parte do Calendário Esportivo de São Paulo.
FOTO: Os nomes dos participantes na foto, da esquerda para direita: Lucas de Paula Souza e Silva; Paulo Geovane de Barros; Guilherme Silva Pinto Ribeiro; Jeferson Rodrigues dos Santos e Pedro Henrique Santos de Oliveira.
No site www.protestodobem.com.br as pessoas podem fazer doações para as crianças e adolescentes atendidos pelo GRAACC. No Facebook, a campanha Protesto do Bem já reúne 41 mil pessoas. “Sempre ajudamos o GRAACC de forma isolada e resolvemos reunir os 426 cartórios do Estado nesta luta com a campanha Protesto do Bem”, explica José Carlos Alves, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, seção São Paulo (IEPTB-SP).
A campanha estimula que os tabeliães, que são os responsáveis pelos cartórios, façam doações em dinheiro diretamente ao GRAACC e também mobiliza colaboradores, parceiros e usuários dos cartórios para aumentar a contribuição e ajudar a salvar milhares de vidas.
Para isso, foram criados materiais de comunicação como camisetas, bottons, pins, panfletos, wobler e cartazes.
A página do Protesto do Bem no Facebook tem se tornado uma referência para quem procura informações sobre a doença, eventos relacionados e motivação para enfrentar esta luta.
Apóiam o Protesto do Bem atletas brasileiros como cavaleiro Doda Miranda e as jogadoras de vôlei Fofão e Fernanda Garay, além de simpatizantes e youtubers. A campanha Protesto do Bem conta ainda com importante aliado, o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), um dos maiores tribunais do mundo em volume de processos, que soma forças e ajuda na arrecadação de doações.
Afinal, o que fazem os cartórios de protesto?
- Os cartórios de protesto, locais onde são lavrados os protestos de títulos e outros documentos, dão uma contribuição fundamental para a economia do país. Eles garantem e protegem os direitos e deveres dos consumidores e das empresas, sendo fiscalizados pelo Conselho Nacional de Justiça e Poder Judiciário.
- Com o protesto, o índice de recuperação passa de 68% e pode chegar até a 77% em alguns segmentos. E o que é melhor: com retorno da dívida em até cinco dias úteis.
- Segurança Jurídica: o credor ganha tempo na recuperação dos créditos e dinheiro, em relação aos onerosos riscos de promover a cobrança por conta própria ou através de empresas cujas atividades não se encontram devidamente regulamentadas em lei. O consumidor inadimplente tem a prova da origem da dívida, da checagem dos seus requisitos formais e de que terá conhecimento sobre o débito antes do protesto e da negativação, com aviso de recebimento (AR).
- Seviços online: Os cartórios disponibilizam a cobrança, lavratura e registro dos protestos e cancelamentos online, de forma rápida e segura.
- Consulta gratuita: Consumidores e credores consultam grátis o CNPJ e CPF pelo site www.protesto.com.br ou pelo aplicativo para Android e iOS.
- Redução custo Brasil: Com a gratuidade das informações e da cobrança pelo protesto, reduz-se o custo Brasil, pois o crédito fica mais barato. Nos serviços privados de “proteção ao crédito”, ao contrário, as consultas de crédito e as cobranças das dívidas têm custos que o mercado repassa para os preços dos produtos e às taxas de financiamento, penalizando toda a cadeia produtiva e de consumo.
- Fiscalizado pelo Poder Judiciário e CNJ: O cartório de protesto é criado e regulamentado por lei, exercido por profissional do Direito mediante concurso público, fiscalizado diretamente pelo Poder Judiciário e pelo CNJ.
- Responsabilidade social: Mais de 40,7% dos valores dos emolumentos dos cartórios de protesto subsidiam serviços públicos essenciais como: Fundo de Assistência Judiciária Gratuita, que remunera os defensores públicos; Tribunal de Justiça; Atos gratuitos de registros civis de nascimento e óbito; Casamentos comunitários de pessoas carentes; Custeia despesas do Ministério Público; Santas Casas de Misericórdia do Estado de São Paulo.
- Satisfação com os serviços: Pesquisa Datafolha mostra que seriedade, honestidade e credibilidade são os atributos mais reconhecidos pela população que utilizam os serviços dos cartórios. Numa escala de 0 a 10, cada quesito desses recebeu nota 8,1. O levantamento ouviu 1.045 pessoas em quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba) e o Distrito Federal.
Mais sobre a campanha Protesto do Bem:
Dados Câncer – Brasil e Mundo: De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 12,7 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer por ano e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas dessa doença. No Brasil, apenas em 2017, estima-se 12.6 mil casos entre crianças e adolescentes.
Doações: As doações em prol da campanha são feitas de duas formas: doações mensais diretamente dos cartórios e a mobilização da população pelo site www.protestodobem.com.br, onde é possível contribuir com qualquer quantia. Todas as arrecadações são feitas pelo sistema PayPal e são direcionadas ao GRAACC.
FONTE: LS Comunicação