[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
“Outra Weiss: Ficções Cerâmicas” será a nova exposição da Galeria Helena Calil (Largo São Benedito, s/n – Centro). Com peças do que foi um das mais tradicionais indústrias de São José dos Campos, a abertura será nesta segunda-feira (16). Os trabalhos ficarão em cartaz até 5 de julho e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, de 8h50 às 17h50, e aos sábados das 8h50 às 12h50. A entrada é gratuita.
Nesta exposição os vasos, pratos, tigelas e potes diversos são reunidos em instalações que narram histórias inusitadas em proposta curatorial coletiva do Museu Municipal e da Galeria Helena Calil.
É Patrimônio Cultural do Município de São José dos Campos uma grande quantidade de objetos cerâmicos produzidos pela Cerâmica Weiss, ao longo do período em que esta importante fábrica esteve em atividade. São peças que têm sido pesquisadas para contar parte da história da indústria no município.
A Cerâmica “Irmãos Weiss”, começou a funcionar em 1942 em São José dos Campos fundada por Ignes Weiss. Nessa cerâmica foram confeccionados vasos, pratos, adornos e outros tipos de objetos em cerâmica, pintados de forma artesanal, que foi substituído por uma linha de produção. Seus produtos eram vendidos em diversas localidades do Brasil, fazendo sucesso até mesmo internacionalmente.
As peças são parte de uma doação feita à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e integram o acervo do Museu Municipal de São José dos Campos.
O Museu Municipal de São José dos Campos e os projetos a ele vinculados são administrados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, criada pela Lei Municipal N° 3050 de 14 de novembro de 1985, órgão responsável pela implantação e implementação da política pública de cultura no Município