[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo traz para o Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) o Teatro Portátil da Pia Fraus. Neste sábado (1), com sessões às 10, 11h30, 14h e 15h, o público vai acompanhar, dentro da estrutura inflável, as aventuras de uma jovem baleia nascida no Brasil, cuja mãe foi caçada por pescadores e para sobreviver aos perigos do mares, pretende alcançar as águas geladas do Pólo Sul. A entrada é gratuita.
O Circulo das Baleias conta a história de Jujuba, um filhote fêmea de baleia, da espécie jubarte, nascida na Bahia. Durante a migração das baleias para o Polo Sul, sua mãe é aprisionada e atacada por um pesqueiro Japonês. Jujuba fica órfã, mas conta com a ajuda e proteção de Gardel, um simpático pinguim argentino, para ir ao Circulo das Baleias no Pólo Sul.
Dirigido por Wanderlay Piras, o espetáculo é realizado com bonecos de pequenas proporções por dois atores, Jonatã Puente e Fabiana Noronha, e sua temática fundamental é atentar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente.
O Teatro Portátil tem o objetivo de levar o espectador para um mundo paralelo, transportando crianças e jovens diretamente para o teatro em lugares improváveis.
O grupo de teatro Pia Fraus foi criada em 1984 e seus espetáculos marcam presença em ruas, praças e parques em cidades, dentro e fora do país. O grupo tornou-se referência quanto ao uso dos espaços públicos nas cidades.
A peça é financiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo. Seu objetivo é promover e ampliar a diversificação da produção artística no estado.