Parque da Cidade é descoberto por moradores de São José

Cerca de 200 pessoas se reuniram no Pavilhão Gaivotas no sábado (1º) para o início do programa “Conhecendo o Parque da Cidade”, que oferece visitas monitoradas como mais uma opção de lazer em São José dos Campos. Antes de conhecer o parque, o público acompanhou uma apresentação, realizada pela engenheira agrônoma Maria Aparecida de Souza, da Secretaria de Meio Ambiente.

A palestra foi uma volta no tempo e remontou a história do Parque desde a fundação da Tecelagem Parayba. Em seguida os visitantes foram convidados para um tour pelo parque, conhecendo de perto as belezas naturais da extensa área verde e das construções.

Katia Pellegrina participou da visita com o marido Fabio e os filhos Thiago, de 5 anos e Mateus de 3 anos. Natural de Santo André, ela está na cidade há nove anos e ficou surpresa com o histórico do Parque. “Já conhecia o espaço, mas não com essa riqueza de detalhes. Estou aproveitando para conhecer um pouco da história de São José dos Campos. As crianças se encantaram com os animais do parque”, afirmou.

A joseense Heloísa Helena de Sousa Siqueira, de 62 anos, veio ao Parque acompanhada da filha e da neta. “Eu tenho uma ligação muito grande com essa história. Meu marido cresceu numa vila aqui perto e meu sogro trabalhou muitos anos na Tecelagem Parahyba e sempre nos contava histórias. Esta visita me trouxe muitas lembranças.”

A paulistana Nancy da Glória Moraes participou a convite do filho que mora e trabalha em São José dos Campos. “Estou achando tudo maravilhoso e de uma importância histórica incomparável. As pessoas precisam conhecer para valorizar isso aqui”, afirmou. O neto dela, João Guilherme, de 12 anos, também apreciou o passeio e até comparou o parque com o mais frequentado da capital paulista. “Esse parque é mais bonito que o Ibirapuera, pois tem uma arquitetura bela e diferente”, destacou.

No percurso, foram apresentados exemplos da arquitetura moderna brasileira, como a residência da família Olivo Gomes, projetada pelo arquiteto brasileiro Rino Levi, assim como os jardins de Roberto Burle Marx, uma riqueza paisagística perene do Parque. Os visitantes também conheceram mais sobre a vegetação, composta por bosques e alamedas e a biodiversidade de fauna e flora.

As visitas monitoradas serão realizadas todas as terças das 9h às 11h e das 14h às 16h e aos sábados das 9h às 11h.

O programa é composto por apresentação audiovisual e trilha pelo Parque e tem a duração de aproximadamente duas horas.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3909-4500 ou no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Meio Ambiente.

Leia mais sobre o programa “Conhecendo o Parque da Cidade

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos