[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
“Eugênio de Melo de Antigamente” é a exposição que a Biblioteca Helena Molina (Praça Emília Molina 77, Eugênio de Melo) recebe a partir desta segunda-feira (4) e que pode ser vista até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. A entrada é gratuita. A exposição é uma homenagem ao aniversário do distrito de Eugênio de Melo.
São 150 fotografias de lugares e fatos sobre o distrito de São José dos Campos. As imagens reunidas retratam momentos como o início do bairro Galo Branco, o antigo prédio da biblioteca, a Capela Santa Cruz e o famoso Jequitibá. As fotos são do acervo da Biblioteca e de moradores da região.
No século 19, o distrito de Eugênio de Melo chamava-se Vila de Nossa Senhora dos Cafezais e teve importante participação na economia do município por conta do cultivo e exportação do café. Para viabilizar a comercialização da safra, foi construída a Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1977. A vila se transformou em distrito por um decreto, assinado em 31 de agosto de 1934.
Eugênio de Melo foi passagem para tropeiros. A cultura desse grupo, marcante no distrito, foi preservada e tem na Casa de Cultura “Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela” uma grande homenagem.