[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Ainda dá tempo de conferir as sete exposições da Semana da Fotografia. Elas foram prorrogadas e ficam em cartaz até o dia 20 de setembro. Entre elas estão os trabalhos de Gal Oppido, Tuca Vieira e uma homenagem ao fotógrafo Shiyodi Imoto.
Na inédita exposição “Corpo Vago” no Espaço Mário Covas (Pça. Afonso Pena, 29 – Centro), Com painéis de 3 x 2 metros, Gal Oppido usa seu olhar particular sobre o corpo humano para registrar diferentes indivíduos. O fotógrafo utiliza diferentes tipos de fontes de luz, que adjetiva de “marginal”.
“A luz não pode ser julgada, ela é um elemento que se adapta”, comenta o fotógrafo paulistano, que foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor fotógrafo, pelo conjunto de sua obra.
Gal Oppido é arquiteto, fotógrafo, artista plástico e músico, atuando de forma independente na área fotográfica desde os anos 1990. Desde 2001, ele ministra cursos de fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Shiyodi Imoto é o homenageado em uma exposição sobre na Galeria de Arte Helena Calil (Largo São Benedito – Centro) com curadoria de Francisco Lacaz. Objetos, câmeras, lápis, documentos e fotografias, compõem a narrativa que conta a trajetória de Imoto, dono de um acervo extenso de câmeras fotográficas, que ficam expostas em seu box no Mercado Municipal de São José dos Campos.
Familiarizado com a fotografia desde criança, Imoto é um especialista em fotografia e em técnicas de revelação. Ele foi membro da Comissão de Fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo oferecido oficinas e participado da organização das primeiras edições da Semana da Fotografia. “Além de conhecer a história de Shiyodi Imoto, os visitantes poderão entender o processo de evolução da fotografia”, afirma o curador da exposição.
O fotógrafo Tuca Vieira trouxe para o Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente M Moraes, 302 – Vila Adyana) a exposição “Valle de La Muerte”, que conta com fotos panorâmicas feitas no Deserto do Atacama, localizado entre o Chile, a Bolívia e o Peru. Cada um dos quatro painéis expostos tem 30m². Acostumado a retratar cenas urbanas, principalmente nas cidades de São Paulo e Berlim, na Alemanha, Tuca encontrou uma paisagem completamente distinta no deserto.
Outro destaque da Semana da Fotografia é a exposição itinerante “Galeria Sobre Rodas”, em que cinco fotógrafos mostram trabalhos de quase dois metros quadrados nos vidros traseiros de 15 ônibus que circulam pela cidade, dessa forma, levando a fotografia artística para o cotidiano dos munícipes. Participam do projeto Beatriz Lefèvre, Catia Leandro, Douglas Costa, Marco Aurélio e Rique Fróes.
O Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) recebe a exposição “Percurso Coletivo”, composta de diversos fotógrafos de São José dos Campos, em trabalhos que formam diversas narrativas, unificando um mosaico de percurso.
A exposição “Viagem a Cuba” do fotógrafo Flávio Craveiro, está na Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin, 200 – Dom Pedro). A mostra conta com fotos em preto e branco de Cuba, que registraram o modo em que vivem seus habitantes e quais as semelhanças e diferenças com o povo brasileiro.
Craveiro nasceu em 1966 e faleceu em 2003, tendo atuado como repórter fotográfico em jornais como o Valeparaibano, a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. O fotógrafo foi homenageado em 2005, quando Casa de Cultura recebeu seu nome.
A exposição “Fachadas de Eugênio de Melo”, do Núcleo Fotográfico de Eugênio de Melo, está na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo). Ela faz parte de um projeto que registrou a beleza arquitetônica existente no distrito. Envolvidos em um processo de redescoberta do bairro, os fotógrafos demonstram a partir de seu olhar as emoções despertadas pela simplicidade das fachadas.
A Semana da Fotografia foi realizada de 14 a 19 de agosto, com cerca de 30 atividades concentradas em cinco dias entre palestras, oficinas, exposições, exibições de filmes, intervenções, entre outras atividades.
Com o tema “Percursos e Trajetos”, a proposta do evento foi descobrir e explorar os diversos percursos da fotografia na arte contemporânea, através de suas expressões tecnológicas, históricas e culturais.
Horário de funcionamento:
Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena, 29 – Centro): Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Galeria de Arte Helena Calil (Largo São Benedito – Centro): Segunda a sexta-feira, das 8h50 às 17h50 e aos sábados das 8h50 às 12h50.
Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana): Segunda a sexta-feira das 8h às 22h
Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin, 200 – Dom Pedro): Terça-feira a sábado, das 8h às 22h.
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo): Terça-feira a sábado, das 8h às 22h.
Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente M Moraes, 302 – Vila Adyana): Segunda-feira a domingo, das 6h às 22h.