Cineclube exibe longa-metragem sobre ritual de mulheres indígenas

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O cineclube do Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes 100 – Santana) vai exibir nesta sexta-feira (20), às 19h, o documentário “Hiper Mulheres” e o curta-metragem “Brasília Segundo Feldman”. A sessão será repetida no domingo (22), no mesmo horário. A entrada é franca.

 

Hiper Mulheres foi dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. No enredo, com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que a tribo realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT). Dessa forma, a mulher poderia cantar uma última vez. O documentário mostra os ensaios das mulheres da tribo, quando a única integrante que sabe todas as músicas do ritual se encontra debilitada.

 

”Brasília Segundo Feldman” é um documentário que apresenta o material filmado pelo designer americano Eugene Feldman, em visita à Brasília, na época da construção da cidade. As cenas mostram a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos.

 

Os filmes fazem parte da Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, que reúne curtas e longas-metragens que pontuam a discussão sobre um país constituído por múltiplos sujeitos, em suas diferentes formas de vida.