CC EUGÊNIA DA SILVA – Exposição: Presépio de Barro

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Presépio abre comemorações natalinas na Eugênia da Silva

O tradicional presépio de barro do Parque Novo Horizonte será montado neste fim de semana. A abertura, que vai contar com uma grande festa, será neste domingo (10), a partir das 16h, na Casa de Cultura Eugênia da Silva. A entrada é gratuita.
Esse presépio vai ficar em exposição até 6 de janeiro.
Há três anos, os coordenadores do espaço tiveram a oportunidade de retomar essa tradição a partir da arte da figureira Maria Inês de Morais. Nele, são confeccionados em barro as imagens do menino Jesus, da Virgem Maria, de José, dos pastores, anjos e Reis Magos, além dos animais, a manjedoura de Jesus e a estrela de Belém.
Este projeto faz parte do programa Lugares da Memória, realizado pela casa de cultura, que tem o objetivo de recuperar a memória da figureira Eugênia da Silva, que recebe o nome do espaço e resgatar as ações desenvolvidas por ela no passado.
Durante a abertura, haverá apresentações de viola com os alunos das oficinas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, juntamente com o professor Zé da Viola, além da apresentação de folia de reis com a Irmandade do Novo Horizonte.
A Casa de Cultura Eugênia da Silva fica na Rua dos Carteiros, 110, no Novo Horizonte. O horário para visitação do presépio é de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 21h, e aos sábados das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.
Histórico
O presépio natalino foi uma invenção de São Francisco de Assis, em 1223, para reviver e lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por José e Maria no nascimento de Jesus.
Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste momento cristão.
Sendo assim, começou-se a divulgar a ideia e já no século XVIII esta recriação da cena do nascimento de Jesus já estava inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.
Logo em seguida a tradição difundiu-se por toda Europa, chegando também ao Brasil.

[block]

Mais Informações:

Semanal: cada terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado, até 4 jan 2014
Onde:
ESPAÇO CULTURAL EUGENIA DA SILVA – Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte – SJCampos – (12) 3907-0912

[/block]