Atrações culturais e esportivas marcam o aniversário do distrito Eugênio de Melo

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Os 137 anos de Eugênio de Melo, distrito de São José dos Campos, serão comemorados com atividades esportivas, exposição de flores, eventos culturais no Rancho do Tropeiro, desfile e Rua de Lazer.

 

A festa começa na segunda-feira (18) no Poliesportivo João Molina, com torneios de futsal, futebol society, futebol de areia e ainda o Festival de Artes Marciais. No domingo (24), será realizada a corrida pedestre, com largada do poliesportivo.

 

No dia 28, data do aniversário do distrito, haverá o hasteamento de bandeiras na subprefeitura, às 8h, e às 19h30, será celebrada missa comemorativa na Paróquia Imaculada Conceição.

 

Os shows comemorativos serão realizados de 29 a 31 de agosto, em área reservada, que fica na Rua Júlio Prestes.

 

Na sexta feira (29), o espetáculo começa com bandas regionais. Às 17h, o show será do Sincronia Sertaneja, grupo que faz uma mistura de estilos musicais, como sertanejo universitário, forró, arrocha e xote. Netho e Davi sobem ao palco, às 19h, apresentando canções como Pira na Gatinha e Estou Chegando.

 

A partir das 21h, o show será da dupla Sacode a Poeira, que canta sertanejo universitário, conhecida pelo CD “Galera do Bem”, com os sucessos É isso que a galera quer, Se não fosse as muié, Sanfona Xonada e outros.

 

No sábado (30), a partir das 14h30 tem a banda de rock Two Zé. Os músicos de Jacareí vão apresentar composições próprias clássicos de Led Zeppelin, Elvis Presley, The Police, Rádio taxi, Titãs entre outros.

 

O pop rock continua às 16h30, com o grupo Leve Atrito e às 18h30, a dupla Léo e Giovani cantam grandes sucessos sertanejos. A partir das 21h, a animação é da dupla Talis e Wellington, eles cantam sertanejo universitário e de raiz, eles misturam também pop rock e música eletrônica nas apresentações.

 

No domingo (31), às 14h, o show para a criançada será com a Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, um musical cheio de magia.

 

A Banda Sir Jack Music Club, anima a festa com pop rock, a partir de 16h30. Em seguida, a Banda Alto Astral faz apresentação de flashback dos anos 70, relembrando sucessos de Dire Straits, entre outros.

 

E para encerrar a festa de Eugênio de Melo, às 21h, a dupla Hugo e Thiago apresenta um show recheado de grandes sucessos, com cenário inovador, efeitos e muita música para o público dançar, entre ele o novo hit, Esse Copo Aqui e as conhecidas Hit do Gaguinho, O que Acontece no Bar.

 

Além dos shows na arena, de 19 a 30 de agosto serão realizadas várias atividades como roda de viola, roda de acordeon, teatro e contadora de lendas na Casa de Cultura “Rancho do Tropeiro”.

 

Exposição de flores

 

A Geagesp, que fica em Eugênio de Melo, fará uma exposição de plantas, flores e artesanato em comemoração ao aniversário do distrito.  A exposição e venda serão realizados nos dias 30 e 31 de agosto, das 10h às 18h. A entrada é pela Via Dutra, km 138,5.

 

A festa de Eugênio de Melo é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos com apoio da Assessoria de Eventos Oficiais, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sub prefeitura do distrito Eugênio de Melo.

 

O Distrito

 

No século 19, o distrito era a Vila de Nossa Senhora dos Cafezais e teve importante participação na economia do município, pelo cultivo e exportação do café. Para viabilizar a comercialização da safra, foi construída a Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1977. A vila se transformou em distrito por um decreto, assinado em 31 de agosto de 1934.

 

O distrito e ganhou o nome de Eugênio de Melo em homenagem ao engenheiro que projetou e acompanhou a implantação da estrada de ferro pelo local, vindo morar na região.

 

Como o distrito foi passagem para tropeiros, a cultura desse grupo tornou-se marcante. A cultura desse grupo foi preservada e tem na Casa de Cultura “Rancho do Tropeiro Ernesto Villela” uma grande homenagem.

 

Hoje, a localidade é região industrializada e tem o Ceagesp, do Núcleo do Parque Tecnológico e diversas indústrias, além de um comércio variado. Eugênio de Melo tem edificações que fazem parte do patrimônio histórico, como a Estação Ferroviária, Capela Santa Cruz, sede da Fazenda Galo Branco, Fazenda Honda.

 

Um patrimônio ambiental do município, que fica no distrito, é o jequitibá rosa. Com mais de mais 500 anos, a árvore foi declarada imune ao corte pelo decreto municipal 8.259, de 10 de dezembro de 1993.

 

Programação de aniversário de Eugênio de Melo

 

Domingo (24)

8h

Corrida Pedestre

Largada: Poliesportivo João Molina (Avenida Ambrósio Molina, 370)

 

 

Quinta-feira (28)

8h

Hasteamento à bandeira

Local: Subprefeitura de Eugênio de Melo (Rua XV de Novembro 259)

 

19h30

Missa comemorativa ao aniversário do distrito

Local: Paróquia Imaculada Conceição (Praça Benedita Nery)

 

 

Sexta-feira (29)

17h

Show com a banda Sincronia Sertaneja

 

19h

Show com a dupla Netho e Davi

 

21h

Show com a banda Sacode a Poeira

 

 

Sábado (30)

14h30

Show com a banda Two Zé

 

16h30

Show com o grupo Leve Atrito

 

18h

Show com a dupla Léo e Giovani

 

21h

Show com a dupla Talis e Wellinton

 

 

Domingo (31)

9h

Desfile Cívico

Local: Avenida Ambrósio Molina – Centro

 

12h às 17h

Brinquedos Infláveis, Casa de Brinquedos e

Rua de Lazer

 

14h30

Show com a turma do Sitio do Pica Pau Amarelo

 

16h30

Show com a banda Sir Jack Music Club

 

18h

Show com a banda Alto Astral

 

21h

Show com a dupla Hugo e Thiago

Área dos shows: Rua Júlio Prestes, 131

 

De 19 a 30 de agosto

Atividades do mês de agosto coordenadas pela Casa de Cultura “Rancho do Tropeiro”

(Avenida Ambrósio Molina 184)

Exposição fotográfica “Fachadas de Eugênio de Melo”, pelo Núcleo Fotográfico de Eugênio de Melo

Dia 19

10h e 15h

Apresentação teatral “A Casa de Dentro da Gente”, da Cia Caixa de Histórias.

 

Dia 20

19h

Roda de conversa sobre Lendas de Árvores da região com Rita Elisa Seda.

 

Dia 26

19h

Cortejo de Bonecões e Roda de Conversa com Roberval Rodolfo e Ângela Savastano sobre cultura popular e patrimônio imaterial.

 

Dia 29

19h

Roda de Acordeon. Confraternização de sanfoneiros aberto ao público em geral.

 

Dia 30

9h

Roda de Viola. Confraternização de violeiros aberto ao público em geral.

 

Dia 30 e 31 de agosto

“2ª Ceagesp em Flor”

Festival de Cores e Belezas Naturais

Com venda de flores, feira de artesanato e exposição de orquídeas

Horário: 10h às 18h

Rodovia Pres. Dutra, km 138,5 – Eugênio de Melo

 

De 18 de agosto a 14 de setembro

Torneios de Futsal, Futebol Society e Futebol de Areia

Locais: Poliesportivo João Molina em Eugênio de Melo e Campo Society do Jardim das Flores

 

Festival de Artes Marciais

Local: Poliesportivo João Molina em Eugênio de Melo