[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) se apresenta neste sábado (20), às 12h, na Praça do Capivari, como parte da programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina. A apresentação será aberta ao público e terá um repertório inusitado, a peça “O Compositor Morreu”, de Nathaniel Stookeye. A OSSJC é a primeira orquestra a apresentar a obra no Brasil.
Durante o concerto, os músicos são acompanhados por um narrador que explora o clima de suspense policial em torno do mistério envolvendo a morte do compositor. No decorrer da história, o público acompanha a investigação do crime e tem a oportunidade de conhecer, de forma lúdica, como uma orquestra é formada, seus instrumentos e timbres.
O concerto será regido pelo Maestro Marcello Stasi, com direção teatral de Dagmar Siqueira e narração de Rômulo Scarrini. O programa terá ainda composições de Carl Maria Von Weber (Abertura Turandot) e Darius Milhaud (O Boi no Telhado).
Pelo segundo ano consecutivo a OSSJC faz parte da programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Além disso, no mês de junho, a OSSJC participou do evento como Orquestra Pedagógica Residente, promovendo concertos didáticos para as escolas da região inscritas no Programa Descubra a Orquestra, um projeto da Fundação OSESP. Os concertos didáticos foram realizados no Auditório Cláudio Santoro para um público total de 3 mil beneficiários. Com sede no Parque Vicentina Aranha, a Sinfônica de São José dos Campos está sob gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) em parceria com a Fundação Cassiano Ricardo (FCCR), por meio de contrato com a Prefeitura.