Tradicional evento de repercussão mundial, o Dia do Desafio será disputado pela 21ª vez por São José dos Campos. A competição, que tem caráter de campanha de conscientização, será realizada no dia 31.
Vencedora de 16 edições, São José terá como adversária um município conterrâneo do interior paulista: Piracicaba. O “confronto” foi definido em sorteio na unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jundiaí.
Em 2016, a população joseense foi campeã, derrotando Salamanca, do México, com 50,59% dos cidadãos participantes contra 12,57% do município desafiante. Ao todo, 307 mil joseenses se dispuseram a praticar ao menos 15 minutos de exercícios no dia.
Estimular a atividade física como forma de saúde e bem-estar é o objetivo do Dia do Desafio. Para 2017, a Prefeitura organizará atividades gratuitas de mobilização e incentivo para os munícipes.
Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.
O mundo se mexe
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.
O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras.
Neste ano, 20 países do continente americano entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. Pelo sistema de pontuação, será vencedor o município que levar o maior percentual da população a realizar alguma atividade física.
O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.
FONTE: Prefeitura de São José dos Campos