tropeiro-sfx Cultural
Publicado em 30/06/2017 às 17:13

SFX resgata tradição com a Festa do Tropeiro

A Prefeitura de São José dos Campos retoma neste fim de semana a Festa do Tropeiro, tradicional evento que volta a ser promovido no distrito de São Francisco Xavier. Serão três dias de música e atividades para lembrar as origens do distrito.

Haverá eventos de sexta-feira (30) a domingo (1º), todas gratuitas para o público. Moradores e turistas poderão conhecer uma amostra da cultura local na festa, que chega à 10ª edição.

As atividades serão realizadas ao redor da praça Cônego Manzi e também no Centro de Apoio aos Tropeiros (Rua 15 de Novembro, 1051), no centro do distrito.

A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 18h. Em seguida, está programada a escolha da rainha dos tropeiros e apresentação do tropeiro raiz. No encerramento da noite, às 20h, Thiago Lima e Samuel comandam o baile na praça central.

O resgate da tradição do tropeirismo tem o objetivo de valorizar a comunidade do vilarejo na Serra da Mantiqueira. Era ali que, no século 19, os tropeiros faziam paradas de descanso quando vinham de Minas Gerais para comercializar produtos no Vale do Paraíba.

Repleto de beleza por montanhas, picos e cachoeiras, São Francisco Xavier preserva também a religiosidade e a música de raiz popular, presentes na festa que voltou a ser organizada.

Programação

  • 30 de junho – Sexta-feira (Praça Cônego Manzi)

18h – Abertura
18h30 – Escolha da rainha dos tropeiros e apresentação do tropeiro raiz
20h – Baile da rainha, com show de Thiago Lima e Samuel

  • 1º de julho – Sábado

9h – Demonstração de cavalos e mulas da região (Centro de Apoio aos Tropeiros)
15h – Bênção e desfile de cavaleiros (Centro de Apoio aos Tropeiros)
17h – Apresentação de violeiros (Praça Cônego Manzi)
20h – Show com Talis e Welinton (Praça Cônego Manzi)

  • 2 de julho – Domingo

9h – Santa Missa (Praça Cônego Manzi)
11h – Apresentação de violeiros (Praça Cônego Manzi)
14h – Demonstração de pastoreio, com cães da raça border collie (Centro de Apoio aos Tropeiros)
15h – Show com Fred e Kadu (Praça Cônego Manzi)
4ª Mostra de Arte

Durante todo o mês de julho, a partir deste sábado (1º), paralelamente à Festa do Tropeiro, ocorrerá a 4ª Mostra de Arte e Cultura (MAC-SFX), com a participação de mais de cem artistas locais em atividades gratuitas, como artes plásticas, cinema, dança, música, teatro e outras.

Além das apresentações e performances, a mostra também terá oficinas de cerâmica, carimbo, madeira, pintura (em acrílico), fanzines, impressão com estêncil, cartão de oshibana (com plantas desidratadas), corte de vidros e audiovisual.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo e-mail macsfx2017@gmail.com ou pelo site do evento, onde terão acesso aos dias e horários de cada aula. Não é necessário conhecimento prévio das modalidades e o prazo para inscrição é enquanto houver vagas, que são limitas.

Toda as atrações serão concentradas no casarão da Prefeitura, localizado na praça Cônego Manzi. A programação completa e detalhada do evento está neste link.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos

Faça um Comentário