[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Nove espetáculos teatrais, de companhias de seis diferentes cidades do estado de São Paulo, vão ser a atração da 6ª edição do ‘Festival do Balaio’, no Teatro Dailor Varela, que fica na Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin, 200 – Dom Pedro I). A abertura vai ser neste sábado (18), às 19h, com a peça “Mãos à Obra”, da La Cascata Cia Cômica. A participação é gratuita.
O Festival Estudantil de Artes Cênicas de São José dos Campos, realizado pelo Coletivo Balaio das Artes com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), tem em sua programação três peças de companhias joseenses convidadas e outras cinco que fazem parte da mostra competitiva, com a participação de grupos de Novo Horizonte, Itapetininga, São Vicente e da capital paulista.
Ao fim de cada montagem, haverá um debate entre o júri, formado pelas atrizes Adriana Barja e Glauce Carvalho e o ator Alex Cardozo, e a plateia. O objetivo é agregar opiniões para os trabalhos apresentados e gerar a formação de uma opinião crítica pelo público.
Na fila, o público vai poder entrar no clima cênico com intervenções, a partir da apresentação de cenas curtas. Neste período de festival, a Casa de Cultura recebe a exposição de roupas e acessórios produzidos pela figurinista Ivani Melo, de Jacareí.
O encerramento do evento será no dia 25, com a premiação de grupos e profissionais que concorreram nas categorias: melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, cenografia, maquiagem, figurino, sonoplastia e iluminação.
Para fechar a festa, a Cia Arte das Águas, que venceu o Balaio no anterior, subirá ao palco para apresentar “O Menino Maluquinho”.
O Coletivo Balaio das Artes foi criado em 2008 por ex-integrantes de oficinas teatrais da FCCR. A iniciativa do festival surgiu a partir da necessidade da cidade ter seu próprio festival estudantil, com o objetivo de estimular a troca de experiências, vivências e métodos entre estudantes de Artes Cênicas de diferentes cidades.
Programação
Sábado – 18/07
Mãos à Obra – 19h
La Cascata Cia Cômica
Domingo – 19/07
Beirada do Rio – 10h
Las Cênicas
Feira Livre do bairro Jardim Colonial (Rua José R. Bastos)
Auto do Vidente – 19h
Trupe do Chapéu
Espetáculos da Mostra Competitiva
Segunda-feira – 20/07
Pequenos Saltimbancos – 19h
Cia Sallete de Teatro – Novo Horizonte
Terça-feira – 21/07
Flor da Pele – 19h
Coletivo Apoena de Teatro – São Paulo
Quarta-feira – 22/07
O Grande Irmão – 19h
Grupo Stéfano – São Paulo
Quinta-feira – 23/07
19hs – Nosso Oz é Mágico
Grupo Tapanaraca Mutatis Mutandis – Itapetininga
Sexta-feira – 24/07
Sonia – 19h
Teatro JN – São Vicente
Encerramento
Sábado – 25/07
Premiação Festival Estudantil – 18 h
O Menino Maluquinho – 19h
Cia Arte das Águas – Ibirá