montagem fundacc - Elda Dunley Cultural
Publicado em 17/08/2017 às 16:56

Roda de Conversa e Lançamento de Livro em Caçapava

 

Programação traz à Caçapava exibição do curta “Catástrofe de 1967,” roda de conversa e lançamento do livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática”.

A Estação Casa Amarela explora ainda mais a exposição “Lembranças do Cinquentenário da Catástrofe de 18 de março de 1967”. No dia 18 de agosto, acontece o evento voltado à prevenção de desastres traz à Estação o lançamento do livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática” e exibição do documentário “Catástrofe de 1967″, além de roda de uma conversa sobre o assunto com presenças importantes.

O evento “Gestão integral de Riscos de Desastres com Psicólogo” é uma iniciativa para promover diálogos relacionados à prevenção e redução de riscos de desastres.Os organizadores do livro, Daniela Cunha Lopes, Olavo Sant’Anna Filho e Lyano Vieira do Prado são presença confirmada para o lançamento e a roda de conversa.

O Coordenador da Defesa Civil de Caçapava, Sr. Potiguara Chagas Freitas e o Vice-Prefeito de Caraguatatuba e Coordenador da Defesa Civil do município, Sr. Eugenio de Campos Júnior também estarão presentes na Estação Casa Amarela para ocasião. O evento é uma parceria como Restaurante Dia a Dia.

Arte e prevenção em debate

O evento tem início às 20h com a exibição do documentário “A Catástrofe de 1967”. A seguir, inicia-se a roda conversa, guiadapela psicóloga Elda Varanda Dunley e conta com a participação de Victor Marchezini – pesquisador no Cemaden( Centro de Monitoramento de Desastres).

Para a proprietária da Estação Casa Amarela, a exposição voltada para a catástrofe de 1967 tem como objetivo contribuir nas discussões e no planejamento de cidades mais seguras para vivermos. “Espero que nossa contribuição seja estendida para todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e possa também trazer caminhos de cuidados e respeito à naturezapara outras cidades brasileiras que passam por desastres ”, afirma Elda.

Psicologia em desastres

O livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática” é um lançamento da Editora Hogrefe e foi idealizado com o intuito de organizar os fazeres nessa área específica da psicologia. “Nós nos preocupamos em fazer um resgate histórico das atuações do psicólogo no campo dos desastres e articular ações desses profissionais, no âmbito da prevenção de desastres junto às comunidades”, afirma Daniela Lopes Cunha, uma das organizadoras do projeto.

Daniela revela ainda a importância do trabalho no sentido de afirmar essa área de psicologia em emergências e desastres como uma área de atuação. “A iniciativa da Estação Casa Amarela de abrir um espaço voltado para a redução de riscos nos desastres é enorme. Assim é possível difundir a importância desse tema, que é preciso estar na pauta do nosso dia-a-dia”, conclui a psicóloga e pesquisadora.

Faça um Comentário