[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Os moradores do bairro Novo Horizonte poderão visitar o presépio da Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros 110 – Novo Horizonte) neste domingo (7), a partir das 15h, quando ocorre a abertura da encenação do nascimento de Jesus. O evento terá roda de viola e apresentação do grupo de Folia de Reis “Companhia Irmandade dos Santos Reis”.
O presépio foi confeccionado pela figureira Maria Inês de Moraes e ficará na entrada da Casa de Cultura até 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Seguindo a tradição popular valeparaibana, o presépio da Casa de Cultura tem uma gambá, entre os personagens da representação em barro. O animal simboliza a generosidade.
Entre as explicações da representação da gambá no presépio é que a marsupial teria se oferecido pra amamentar o Menino Jesus, já que Maria não tinha leite; ou ainda que a gambá teria colocado fogo no próprio rabo para esquentar o Menino Jesus e iluminar o estábulo.
A roda de viola durante a abertura estará sob a responsabilidade do mestre Zé da Viola e alunos da oficina desse instrumento.
Presépios
A tradição cristã de montar presépios é datada do ano 1223, quando Francisco de Assis representou a Sagrada Família no nascimento do menino Jesus em peças de argila, como uma forma didática para explicar aquele momento.
No Vale do Paraíba, o hábito de montar presépios teria surgido no século XVII no Convento de Santa Clara, em Taubaté, com a representação das figuras de São José, Nossa Senhora, o Menino Jesus, os pastores, os Reis Magos, jumentos, vacas, o galo e a gambá.