[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Será aberta neste sábado (5), às 9h, a exposição “100 Limites”, do artista plástico joseense Marco Antônio Veneziani da Silva. A mostra ficará na Secretaria de Promoção da Cidadania (Rua Aurora Pinto da Cunha 131), no Jardim América, onde poderá ser visitada até o próximo até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada franca. Ela faz parte das atividades pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Nos 11 quadros da exposição, Marco Antônio, que é autista, utilizou a técnicas a óleo para retratar, com cores fortes e traços marcantes, a beleza dos pássaros e da natureza do Brasil. O próprio artista comenta que os visitantes poderão perceber em suas obras a liberdade da vida e os tons da felicidade, “sendo despertados para a importância de cuidar da natureza e preservar o nosso meio ambiente.”
Marco Antônio, conhecido como Marcão, tem 27 anos, e pinta desde os 19. Ele integra o Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo (GAIA), entidade de São José dos Campos, que oferece assistência, saúde e difusão cultural, buscando criar condições para o pleno desenvolvimento da pessoa com o autismo.
Outras atividades
Ainda no sábado (5), a Prefeitura de São José dos Campos realiza, a partir das 9h, a Caminhada Azul no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131), no Jardim América. Após a caminhada será realizado o encontro com o tema “O Respeito é Azul”.
Às 10h, será exibido o filme Temple Grandin, uma cinebiografia da jovem autista Temple Grandin, interpretada pela atriz Claire Danes. Após a exibição será realizada um debate sobre o tema.
A programação, gratuita e aberta à população, terá ainda Rua do Lazer, com atividades recreativas para crianças.