Untitled-6 Cultural
Publicado em 22/01/2013 às 09:48

Poliesportivo João do Pulo terá características olímpica

Um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal vai destinar R$ 1 milhão para a modernização da pista de atletismo do Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite, região sul da cidade. Com a obra, o local terá padrão internacional e poderá ser utilizado para treinamento de atletas durante a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito em conjunto pelo prefeito de São José dos Campos e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em entrevista nesta segunda-feira (21), no Centro da Juventude. Participaram também do encontro autoridades locais e regionais, atletas de várias modalidades e representantes da comunidade esportiva joseense.

Os recursos a serem repassados ao Município foram definidos por meio de emenda parlamentar. Os custos que excederem o valor do repasse serão bancados pela prefeitura, como contrapartida do investimento.

O ministro Aldo Rebelo visitou a cidade na parte da manhã. Acompanhado do prefeito, de secretários e vereadores, ele conheceu as instalações do Estádio Martins Pereira, um dos 54 locais catalogados pela Fifa como candidatos a centro de treinamento das seleções que vão disputar a Copa do Mundo. O ministro vistoriou as cabines de imprensa, os setores das arquibancadas, vestiários e o gramado.

Os centros de treinamento foram pré-selecionados pela Fifa e cabe exclusivamente às seleções a escolha do local. A visita do ministro a esses locais foi para avaliar as necessidades de adequação às exigências e propor parcerias para as instalações que forem públicas.”São José tem o maior complexo tecnológico do Brasil e uma grande importância no esporte”, declarou Aldo Rebelo. Estavam na plateia atletas do atletismo, basquete, rugby, futsal, natação, judô, taekwondo e futebol feminino.

O ministro citou a atuação em sintonia entre a Prefeitura e o Governo Federal que poderá resultar em parcerias, como a instalação de um centro de iniciação esportiva na cidade. “Além de já ter sido selecionada como possível centro de treinamento para a Copa, São José terá um papel importante na preparação do Brasil para a Olimpíada de 2016.”

O prefeito joseense afirmou que o local candidato a centro de treinamento passará pelos ajustes necessários para a Copa do Mundo. Ele colocou o município à disposição também para a Olimpíada de 2016. “São José tem tradição no esporte e acreditamos que os atletas de alto rendimento servem de exemplo para a juventude.”