[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) estarão juntas no dia 30 de novembro (domingo), às 11h, no Centro da Juventude de SJC.
Sob a regência de Marcello Stasi, regente titular e diretor artístico da OSSJC, e Emiliano Patarra, regente titular da Orquestra de Guarulhos, cerca de 100 músicos darão vida a um repertório composto por obras de Louis Hector Berlioz, Richard Wagner e Lorenzo Fernandez.
Esta é a segunda vez no ano que a OSSJC se apresenta com a OJMG. Neste domingo as orquestras se juntam novamente para levar ao público do Vale o concerto aplaudido e aprovado em agosto, no Teatro Adamastor, em Guarulhos.
Um dos destaques do repertório é a “Sinfonia Fantástica”, de Louis Hector Berlioz, que será regida pelo maestro Emiliano Patarra. Considerada um marco na história da música, a Sinfonia delimita a entrada no período do romantismo. Na sua estreia foi usada uma orquestra composta por 130 músicos.
“Estes concertos em conjunto com a Orquestra Jovem de Guarulhos trazem a possibilidade de levar ao público esta grande obra com o mesmo impacto que ela foi concebida. Também são uma oportunidade de troca de experiências entre um grupo profissional e um grupo composto por jovens em plena formação de suas habilidades musicais. Nosso desejo é que essas apresentações estimulem em nossa cidade o desejo de termos aqui uma orquestra jovem dedicada à formação de novos músicos que trabalhem com o apoio e a participação dos músicos da orquestra profissional”, conta Stasi.
O Maestro Marcello Stasi regerá as outras duas obras: “Abertura Mestres Cantores”, de Richard Wagner e “Batuque”, do compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernandez. Esta última obra será tocada em homenagem ao Dia da Consciência Negra e contará com a participação dos músicos percussionistas Moringa Júnior, Denilson de Paula e Alex Santana e das bailarinas Eliete Santos e Ana Maria Carvalho. Este concerto será promovido pelo Projeto Obatalá, que visa à valorização da cultura negra em São José dos Campos.
O concerto é gratuito e aberto ao público. Não é necessário retirar ingresso, basta comparecer e apreciar o trabalho das duas orquestras.
Sobre a OSSJC
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004 e, atualmente, é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta também com o apoio das empresas Huesker, Laboratório Oswaldo Cruz, Gráfica Copcentro e com a promoção do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan.Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc.
Sobre a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável do Conservatório Municipal, ligado à Secretaria de Cultura de Guarulhos. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas. Para tanto, o grupo elabora programas mensais e realiza concertos dentro e fora da cidade, colaborando com o aperfeiçoamento e favorecendo o contato com grandes solistas, divulgando a melhor música de concerto. A Orquestra conta com Emiliano Patarra como regente titular e Jose Consani como regente assistente.
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica de SJC com a Orquestra Jovem de Guarulhos
Data: 30/11 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Pavilhão do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América – São José dos Campos)