[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Uma boa dica de passeio durante as festas. Nas duas semanas em que se comemoram o Natal e o Ano Novo, o Museu do Folclore de São José dos Campos (Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade), poderá ser visitado nos dias 23, 26, 27, 28 e 30, das 9h às 17h (terça e sexta) e das 14h às 17h (sábado e domingo).
A exposição estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2015; e nos dias 22 e 29 (segunda-feira) para a realização de serviços de limpeza, como acontece semanalmente.
A partir do dia 2 de janeiro de 2015 o funcionamento voltará ao normal, inclusive no setor administrativo. A primeira atividade do ano no museu, além da exposição, acontece no dia 25 de janeiro, com a realização da XVIII Chegada das Bandeiras, marcando o encerramento do Ciclo de Natal. Está prevista a participação de 15 grupos de Folias de Reis.
O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
A missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore na região de São Jose dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.
A exposição de longa duração do Museu do Folclore de São José dos Campos, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, procura sensibilizar o visitante sobre, como diferentes modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música e dança, são revelações de memórias antigas, que convivem com novas e atualizadas memórias. Criada em 2006, sob curadoria do renomado museólogo Raul Lody, a exposição alia fundamentos de antropologia e museologia, orientada pelo conceito do direito à cultura e às suas mais variadas expressões materiais e imateriais.