fmc-sjc Cultural
Publicado em 28/12/2017 às 12:06

Inscrições do FMC vão até dia 31/01

Pessoas físicas e jurídicas, interessadas em obter financiamento para projetos culturais por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), podem se inscrever até 31 de janeiro de 2018 pelo site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde também já estão disponíveis os editais das oito áreas que serão atendidas em 2018 (veja abaixo).

Confira os editais aqui.

A previsão de investimento para os projetos selecionados é de R$ 1,340 milhão, podendo atender até 34 propostas. O resultado da avaliação e seleção dos projetos será divulgado até o dia 30 de março de 2018, também pelo site da instituição.

Áreas atendidas em 2018

  • Criação e Temporada (teatro, música, dança e circo) – até 8 projetos,
  • Primeiras Obras – até 5 projetos,
  • Criação e Publicação Literária – até 5 projetos,
  • Temporada artística em espaços independentes – até 4 projetos,
  • Bolsa de Aprimoramento (técnico-artístico e residência artística) – até 4 projetos,
  • Cultura Digital – até 3 projetos,
  • Diversidade Etnia e Gênero – até 3 projetos,
  • Artes Visuais – até 2 projetos.

Novos editais

A partir de julho de 2018 outros oito editais serão abertos, com previsão de um novo investimento para 2019, que pode chegar a R$ 1,500 milhão. Neste caso, as quatro primeiras áreas vão se repetir e outras quatro serão atendidas, podendo beneficiar até 39 projetos. Serão elas: Apoio a Grupos e Manifestações de Cultura Popular, Audiovisual, Arquitetura e Design e Artes Integradas/Interartes.

A inserção de novas áreas culturais foi sugerida pelo novo Conselho Gestor do FMC, “permitindo que mais projetos sejam atendidos ao longo de dois anos”, destaca o secretário executivo do FMC e do conselho, Antonio Oliveira. “Dessa forma o processo fica mais amplo e próximo dos anseios dos diferentes protagonistas da cultura joseense”, enfatiza Antonio.

O FMC é um mecanismo de fomento à cultura criado em 2013 para financiamento público, com recursos diretos, a projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras instituições e empresas que atuam na área artístico-cultural, a serem realizados no município. Seu gerenciamento é feito pela Fundação Cultural.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
Informações: (12) 3924-7338

FONTE: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Faça um Comentário