SJC Cultural
Publicado em 28/04/2014 às 12:05

Histórias e tradições de São José serão temas de programa de tevê

03/05/2014 - 03/05/2014

A história, a cultura e as tradições de São José dos Campos serão mostradas pelo cantor Sérgio Reis no programa Raízes do Sertão, que vai ao ar no sábado (3 de maio), às 14h, pela Record News. A cidade foi escolhida pela produção do programa em razão da pluralidade, por ser um polo tecnológico que ainda mantém as tradições.

 

As gravações do programa ocorreram nos dias 24 e 25. O cantor e os integrantes da produção percorreram a tradicional feira do bairro de Santana, na região norte, além de pontos históricos e atrações naturais, como o Parque da Cidade e Banhado ao pôr do sol. O Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi o cenário para mostrar a vocação tecnológica da cidade.

 

“A cada dia me surpreendo com São José. Além de ser uma cidade linda, estou impressionado com os talentos dessa terra. Vou mostrar isso a todo o Brasil”, disse Sérgio Reis, referindo-se a Orquestra de Viola Caipira Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e a cantores sertanejos locais que participaram das gravações no Parque da Cidade.

 

O legado de Zé Mira, falecido em 2008, também será abordado no programa. Sérgio Reis visitou a Casa de Cultura Caipira Zé Mira, na região norte, onde conheceu a casa de pau a pique e, juntamente com filhos e netos de Mira, cantou “Festa de Tropeiros” e “Tributo ao Rio Paraíba”, compostas há 20 anos.

 

A culinária da cidade também estará no programa. Entre os pratos típicos estão o tradicional bolinho caipira, queijos e doces mineiros.

 

Sérgio Reis também se propôs a alertar a população sobre a importância da vacina: ele foi à Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro I, onde foi vacinado contra a gripe H1N1. “Espero que todas as pessoas dentro dos grupos relacionados tomem a vacina, porque gripe é coisa séria”, alertou. “Venham para São José dos Campos. Esta cidade é linda e cheia de talentos”, finalizou.