Guarda Civil usa teatro para falar de segurança com estudantes

O Programa Escolas Seguras, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM), ampliou a abrangência e agora atende também as creches e escolas de educação infantis da Prefeitura de São José dos Campos. A ideia partiu dos próprios guardas envolvidos no projeto que, para dialogar sobre segurança com os pequenos, fizeram uma apresentação teatral lúdica usando fantoches. A primeira experiência foi no Instituto Materno Infantil (IMI) Nei Maroca Veneziani, no Alto da Ponte, em agosto. Nesta nova etapa do programa, o grupo, formado por oito guardas, já esteve também na IMI Benedito Carvalho dos Santos, no Paço Municipal, falando para cerca de 150 crianças, com idades entre 0 e 5 anos e no Centro de Integração da Pessoa com Deficiência (Integra).

“Nossa proposta é acompanhar estas crianças no desenvolvimento escolar desde pequenas até a conclusão do ensino médio, para que cresçam sabendo que o guarda é uma figura amiga, que está na escola para protegê-las e gerar segurança”, disse um dos idealizadores deste projeto nas creches, inspetor Paulo Reis. Para a diretora da creche do Paço, Claudia Cristina Paes de Carvalho, houve grande interação das crianças com os guardas. “As crianças prestaram muita atenção e ficaram interessadas. Penso que este projeto poderá colher muitos frutos, buscando a melhoria da qualidade da educação e cidadania de nossos alunos.”

O Programa Escolas Seguras determina a proximidade da Guarda Civil Municipal com a comunidade escolar, que inclui não só alunos e professores, mas também os pais e funcionários do colégio. Desde fevereiro deste ano, quando o projeto foi implantado, 35 guardas estão atuando diariamente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A proposta da Guarda é atender todas as unidades. Os pedidos de palestras ou mesmo a presença do efetivo da Guarda nas escolas municipais podem ser encaminhados para o comando da GCM. Mais informações pelo telefone 3901-2434.