Festivale segue esta semana com 70 atividades ligadas às artes cênicas

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

As artes cênicas são o grande destaque desta semana em São José dos Campos. O Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale) segue até domingo (14). Ainda serão realizadas cerca de 70 atividades, entre apresentações, oficinas e workshops, exibição de filmes e exposição. A entrada é gratuita.

Clique aqui e confira a programação completa

A 29ª edição do Festivale começou na última quinta-feira (14) com a apresentação de “O Ensaio Sobre a Esquadronização Geral”, do Teatro de Narradores, e a apresentação do projeto executivo da revitalização do Cine Teatro Benedito Alves da Silva.

Nesse primeiro fim de semana de festival, companhias vindas de Recife (PE), de Goiânia (GO), de Itajaí (SC), do Rio de Janeiro (RJ), além de grupos de várias partes do estado de São Paulo, participaram de apresentações em várias regiões da cidade.

Segundo Wangy Alves, organizador do evento, as novidades desta edição são os debates, que ganharam nova roupagem. “Neste ano, todos os espetáculos tem mediadores que dialogam com o público. Além disso, o Festival conta com três críticos, diferentemente dos anos anteriores, em que havia apenas um”, informou o coordenador do Festivale.

Até o fim de semana, o público ainda poderá conferir várias apresentações, como a do Teatro Universitário Casa de Benê, que participa pela primeira vez do festival.

“Ter profissionais renomados para falar sobre a nossa peça com certeza vai nos estimular ainda mais, e eu acho excelente ter um debate após cada espetáculo”, comentou Guilherme Augusto, integrante do Casa de Benê.

A peça apresentada pelo grupo será  “Lira Para Piano e Pedras”, que poderá ser vista na quarta-feira (10), às 19h30, na Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110, Novo Horizonte) e na quinta-feira (11), no mesmo horário, na Casa de Cultura Tim Lopes (Av. Ouro Fino, 2520, Bosque dos Eucaliptos).

Nesta edição, o tema do festival é “Teatro para se viver – Reflexão”. Alguns espetáculos estão sendo exibidos simultaneamente pela web no site www.livestream.com/fccrsjc

Para a realização do Festivale, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo fez parcerias com a Oficina Cultural Altino Bondesan, com o Projeto Ademar Guerra, Projeto Mosaico Teatral, Mapa Cultural Paulista e ProAc, além de espetáculos apresentados pela Lei de Incentivo Fiscal (LIF) e pelo projeto CirculAção.

Oficinas e Workshops: As atividades serão realizadas até o encerramento do festival, no domingo (14). Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em teatro. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da FCCR. Para mais informações, clique aqui 

Exposição: A mostra, realizada no Centro de Estudos Teatrais – CET, reúne fotos, cartazes, troféus, matérias de jornais e documentos que sintetizam parte da trajetória de pessoas, grupos e companhias que pautam a história do teatro joseense. Neste mês os homenageados são o ator Eugair Costa, falecido no ano de 2014, o diretor teatral Moisés Miastkwosky e o crítico Sebastião Milaré.