FCCR e Altino Bondesan abrem inscrições para oficina de cerâmica primitivista

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Estão abertas até 18 de fevereiro, as incrições para a oficina “Cerâmica Primitivista no Vale do Paraíba”, realizada pela Oficina Cultural Altino Bondesan (Av. Olivo Gomes, nº 100 – Santana) em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A atividade é gratuita e as vagas limitadas.

Ministrada por Magela Borbagatto, a oficina será de 19 de fevereiro até 18 de março, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h, no sábado (19/03), das 10h às 13h30 e na quinta-feira (24/03), das 18h30 às 21h30.

As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1zoXk6YFuaMucmO-f_O3AgsJG9BqIZc9KJWy4Z7WREaE/viewform.

Os interessados pela arte de modelagem em argila terão contato com todo processo artesanal da elaboração de peças de cerâmica a partir da argila, que envolve a modelagem, pintura, secagem e queima do barro, bem como o aproveitamento da massa.

A atividade dará enfoque na cerâmica primitivista do Vale do Paraíba, que utiliza cores, técnicas e temas tradicionais ao retomar também às influências e origens indígenas, africanas e europeias, ao fazer peças que vão do figurativo sagrado ao decorativo.

Magela Borbagatto é um artista plástico nascido em Jacareí, que desde cedo teve interesse pelo artesanato popular. Há 30 anos dedica-se à cerâmica figurativa em figuras de barro, principalmente, no estilo Paulistinha. Magela já ministrou diversas palestras e cursos no Brasil, no Chile e na França, onde também expôs no Salão internacional de Paris-França. Em 2013, foi cotemplado com o Prêmio Culturas Populares/Edição 100 anos de Mazzaropi do Ministério da Cultura, que teve como tema ”As Paulistinhas”.