hip-hop Cultural
Publicado em 13/04/2016 às 15:47

Exposição relembra o movimento hip hop da década de 1990

13/04/2016 - 15/04/2016

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) faz nesta quarta-feira (13), às 19h, a abertura da exposição fotográfica “Memórias da Velha Escola” sobre o movimento Hip Hop a partir da década de 1990 em São José dos Campos. A entrada é gratuita.

A mostra, que fica em cartaz até 5 de maio, traz 20 fotografias em preto e branco e documentos das ações culturais realizadas com o Movimento Hip Hop, a fim de relembrar apresentações de rap, demonstrações de break e eventos da cultura urbana em diferentes regiões de São José dos Campos.

Além da apresentação do grupo Zona Sul Mc’s e de uma cypher com b-boys e b-girls da Síndrome Crew, a abertura terá um bate-papo, mediado por Percila Marcia dos Santos, com integrantes da cena do Hip Hop joseense nos anos 90: Roneir Jose da Silva (Roni), Paulo Rogerio (Paulão), Silvania Elisabete Albino (Bete Bino) e Vicente da Silva Junior (Vicente Blood).

O acervo exibido é do projeto Memórias da Velha Escola, da Casa de Cultura Eugênia da Silva, com o objetivo de valorizar o movimento hip hop e reunir os participantes da década de 1990 e da nova geração em eventos de troca de experiências.

O hip hop surgiu nos anos 1970, na comunidade negra de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Estabeleceu-se como manifestação cultural, unindo ideologia e arte, fazendo presente no universo de jovens, retratando relações sociais, dificuldades e esperanças.