Exposição: “Eu Cultivo, Nós Cultivamos – Transformar a cultura em verbo”

Grupo Piraquara abre exposição interativa

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) abrem no dia 15, às 19h30, no Espaço Piraquara, a exposição interativa e permanente “Eu Cultivo, Nós Cultivamos – Transformar a cultura em verbo”.

A exposição, com curadoria de Célia Barros e Paulo Pacini, conta com duas instalações de peças e utensílios, mais um vídeo, que mostram as origens e os primeiros objetivos do Grupo Piraquara, criado em 1988 pela FCCR , e hoje administrado pelo gestão do CECP. A mostra faz ainda uma homenagem às pessoas que passaram e colaboraram com o grupo nos seus 24 anos de existência.

Nos ambientes criados pelos curadores, o visitante poderá se inspirar, experimentar os figurinos e participar das oficinas. Poderão, acima de tudo, refletir juntos sobre os temas propostos.

“Ao entrar no Piraquara, o visitante será convidado a esquecer seus compromissos diários e se deixar envolver, de corpo e alma, no novo espaço que pretende ser um lugar de transformação e cidadania” comenta Paulo Pacini.

A exposição tem entrada franca e pode ser vista de 3ª a 6ª feira, das 9h ás 17h, sem limites de idade.

A exposição – “Eu cultivo, nós cultivamos -Transformar a cultura em verbo”, é uma forma de mostrar como a cultura é algo em contínuo movimento e transformação, e apresenta, na realidade do Grupo Piraquara, a cultura como verbo, no cultivo das ações que geram outras, e que por sua vez, geram ainda outras. Assim como na prática da lavoura, onde surgem gestos e canções que inspiram a culinária regional e o jeito de nos sentarmos à mesa para celebrar uma festa. Uma cultura viva, orgânica, prática e múltipla. A cultura não é um elemento parado mas, que deve ser vivido.

Projeto Piraquara – O Projeto Piraquara, criado em 1988, tem como objetivo valorizar e preservar a riqueza da cultura popular brasileira, por meio de pesquisas de campo e recriações artísticas das mais diversas manifestações folclóricas. É um lugar de estudo, de pensamento, de prática e de criação que atua a partir de ensaios de dança e música tradicionais, vivências com especialistas das áreas e recriações artísticas. Todas as atividades são abertas ao público em geral, e são alimentadas pelos registros do seu Núcleo de Campo. Das ações mais conhecidas é o Bloco de Carnaval Pirô- Piraquara, representante do carnaval espontâneo, que abre oficialmente o Carnaval de São José dos Campos há mais de 20 anos.

Serviço: Espaço Piraquara – sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Av. Olivo Gomes, 100 – Santana – Parque da Cidade. Informações: (12) 3924-7357.

[block]

Mais Informação:

Semanal: cada terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira
Onde:
Espaço Piraquara – sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Av. Olivo Gomes, 100 – Santana – Parque da Cidade. Informações: (12) 3924-7357.

[/block]