casa-amarela-610x360 Cultural
Publicado em 23/08/2017 às 09:47

Estação Casa Amarela recebe Exposição

A Estação Casa Amarela recebe exposição com peças do Espaço Cultural De Já Hoje. As duas residências funcionam como espaços culturais e entram em diálogo para expor objetos da cultura espontânea e popular do Vale do Paraíba

Uma nova exposição chega à Estação Casa Amarela. Peças de cultura popular espontânea reunidas no Espaço Cultural De Já Hoje, em Caçapava (SP), são os objetos que vão ocupar a Sala Darcy Ribeiro a partir desta sexta-feira, 25 de agosto. A abertura oficial começa às 19h, com café caipira e intervenções musicais.

Quadros de pinturas primitivas, bonecas de pano, latas antigas, brinquedos, livros de histórias que falam do Vale do Paraíba fazem parte da coleção da Professora Darcy Breves e representam fortes traços culturais. Para ela, “esses objetos simples são a cultura espontânea do lugar. Eles capazes de contar parte da história e dizer sobre a cultura da região”.

A proprietária Elda Varanda Dunley, exalta as peças do acervo do De Já Hoje e acredita piamente nos valores contido nesses objetos. “Será uma honra para a Estação Casa Amarela receber parte deste acervo e mostrar àqueles que buscam suas raízes e sabedoria na simplicidade da vida do interior.”

As atividades relacionadas a esta exposição se estendem até o mês de outubro, com mostras de documentários voltados à temática como ” O canto dos carros de bois” e “Causos e lendas”. A intervenção musical fica por conta do Violeiro Rafael Gonzá e do violão de 7 cordas de Julio César Batista, ambos de São José dos Campos.

Casas de viver, casas de arte

A Estação Casa Amarela, além de um espaço de arte, cultura e conhecimento, também é a própria residência de Elda. O Espaço Cultural De Já Hoje funciona dentro dessa mesma lógica. “Aqui é casa dos meus pais, mas eu fui acumulando tantos objetos do folclore e da cultura da cidade, que acabei abrindo as portas para outras atividades”, revela a Prof. Darcy Breves.

Caçapavense, ela literalmente abriu a casa para oficinas, contação de histórias e visitação de professores e agrupo de alunos interessados na cultura espontânea popular. “Tanto eu como a Elda utilizamos o espaço em que vivemos para mostrar ao povo a arte e a cultura popular. Essas casas são como museus vivos!”

Para Elda, “o espaço cultural “De Já Hoje” faz parte das histórias de nossas vidas e da cultura espontânea do Vale do Paraíba. A Prof. Darcy Breves é uma querida entre os apreciadores de histórias, causos e contos além de pesquisadora dedicada e grande conhecedora dos festejos populares”, revela.

Estação Casa Amarela

Localizada na Vila São João, em Caçapava, a Estação Casa Amarela se consolida como um espaço de aprendizado plural, trazendo para região propostas artísticas de diversas partes do Brasil para se tornar um espaço de referência no Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

É um espaço dinâmico que se propõe ser um ponto de convergência de arte e cultura na Região.

  •  Abertura da exposição “De Já Hoje”
  • Local: Estação Casa Amarela
  • Endereço: Rua José Ludgero de Siqueira, 30 e 32 – Vila São João
  • Caçapava – São Paulo
  • Data: 25 de agosto, sexta-feira, às 19h
  • Contato: (12) 99116-2784
    estacaocasaamarela@hotmail.com

FONTE: Acessoria

Faça um Comentário