Seis Aulas de Dança em Seis Semanas (Six Dance Lessons in Six Weeks) é uma delicada comédia que fala sobre lembranças, limitações, diferenças, preconceitos, solidão, encantos e desencantos. A montagem traz os atores Suely Franco, vivendo a encantadora Lily, e Tuca Andrada, no papel de Michael, um professor de dança.
Ao reunir como protagonistas a elegante Lily, de 72 anos, e o professor Michael, de 45 anos, a peça apresenta dois universos distintos que interagem tanto pelo antagonismo das personagens quanto pelas suas afinidades.Lily faz questão de se apresentar bem penteada e impecavelmente vestida – ainda que em um estilo conservador -, aparentando ter muito menos a idade que tem. Educada e tolerante, ela parece ter sempre um bom motivo para viver. Apaixonada pela dança durante a vida toda, decide iniciar aulas em uma escola especializada.Com isso, conhece Michael.
Desbocado e atrevido, ele vive se esforçando para aparentar 35 anos, pois não se relaciona favoravelmente com a sua idade. Descrente em relação ao ser humano reage com muito cinismo e também com raiva, em algumas situações. Ele trabalha porque precisa de dinheiro. Ela quer dançar por amor à arte e à vida. Entre uma provocação e outra e muitas discussões -, Lily e Michael vão se conhecendo, superando as diferenças e aprendendo um com o outro a desenvolverem uma estreita amizade. Esse encontro abre caminho para a abordagem de temas como família, amigos, situação econômica, velhice, juventude, solidão, vaidade, preconceitos, liberdade, opressão e as alternativas para uma vida feliz e plena, independente da idade.
Em especial abre um valoroso momento para reflexões sobre a capacidade do ser humano de exercitar verdadeiramente seu afeto, companheirismo e realização, mesmo quando a vida parece ter pouco a oferecer. Isso traz ao espectador a possibilidade de refletir sobre esses assuntos de forma muito divertida, sem perder a profundidade. Com belos números de dança e linda trilha sonora, a montagem passeia pelo universo da dança, entre seus diferentes ritmos, como tango, foxtrot, valsa e chá-chá-chá, com coreografias assinadas pelo coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus.
Por todos os palcos por onde passou nos 20 países em que foi encenada, entre eles Inglaterra, Austrália, Japão, Espanha, Áustria, Israel, Holanda, República Checa, Turquia, Finlândia, Grécia e, claro, Estados Unidos, Seis Aulas de Dança em Seis Semanas foi sucesso absoluto. Atualmente, o autor trabalha na adaptação do texto para o cinema.
Sobre o Diretor: Ator e diretor teatral, o carioca Ernesto Piccolo coleciona em sua carreira inúmeros trabalhos na televisão, cinema e teatro. Entre as novelas em que atuou estão Alma Gêmea e Beleza Pura. Seus trabalhos em séries e minisséries incluem Cinquentinha, Sob Nova Direção e A Diarista. No cinema esteve nos longas-metragens Gatão de Meia Idade, Quase Dois Irmãos e Como Ser Solteiro, entre outros. Entre seus vários trabalhos no teatro, dirigiu a atriz Lilia Cabral em Divã, um grande sucesso que virou filme.
Sobre Suely Franco: A atriz carioca começou sua carreira no final dos anos 50, como garota propaganda na extinta TV Tupi. No teatro, estreou na companhia de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, na primeira montagem (1961) de Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Atuou em mais de 70 peças. O Homem Célebre e Capital Federal lhe valeu o Molière de Melhor Atriz. Foi dirigida, entre outros, por Flávio Rangel, Gianni Ratto, Sérgio Brito (com quem dividiu o palco em Outono e Inverno e recentemente em Recordar é Viver) e Bibi Ferreira. Dona de uma voz extraordinária é reconhecida por espetáculos como Onde Canta o Sabiá, O Mágico de Oz, Os Saltimbancos (1992) e Somos Irmãs (prêmios Shell e Sharp de Melhor Atriz).
Trabalhou nas novelas Cama de Gato, A Favorita, Sete Pecados, O Cravo e a Rosa, Pecado Capital e O Espigão. Em 2006 foi a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo). Teve participações em séries e minisséries como A Grande Família, As Noivas de Copacabana, Você Decide, A Diarista e Tudo Novo de Novo (2009). No cinema está nos longas-metragens Acredite, um Espírito Baixou em Mim (2006), Cristina quer Casar (2003) e Querido Estranho (2002), entre outros.
Sobre Tuca Andrada: José Ivaldo Gomes de Andrade Filho, conhecido como Tuca Andrada, nasceu em Recife, Pernambuco, em 1964. Aos 21 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro determinado a seguir a carreira de ator. Desde então, vem atuando em teatro, cinema e televisão, brindando o público com interpretações impecáveis como sua memorável atuação em Orlando Silva, o Cantor das Multidões.
Em 1991, Tuca Andrada recebeu o prêmio SATED/RJ de Ator Revelação em Televisão por seu papel na novela O Dono do Mundo. In 1995, conquistou o Prêmio Cultura Inglesa de Teatro de Melhor Ator pela peça Rocky Horror Show. Em 1996 foi premiado no Festival de Cinema de Cartagena/Colômbia como Melhor Ator Coadjuvante por Quem Matou Pixote?
Após quatro novelas consecutivas na Rede Record, entre elas Poder Paralelo, Tuca Andrada está de volta à Rede Globo. Ele fez agora uma participação especial em Insensato Coração, que acaba de estrear, e integrará também o elenco da próxima novela da emissora.
Duração:
90 minutos
Recomendação:
12 anos
Datas:
17, 18, 24 e 25 de Março
Sábado:
21 hs
Domingo:
19 hs
Valor platéia e mezanino:
R$70,00 inteira e R$35,00 meia
Teatro Colinas