O projeto “CirculAção”, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, prossegue nesta semana com apresentações que vão de shows musicais infantis até samba e MPB, além de peças teatrais. O próximo espetáculo será nesta terça-feira (18), às 19h, com o Clube do Samba Paulista, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Rui Barbosa 2005 – Santana).
O Clube do Samba Paulista vai apresentar composições de artistas locais e regionais, além de prestar homenagens a grandes compositores da MPB, como Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Martinho da Vila e Candeia, entre outros.
Na quarta-feira (19), às 14h, Cinthia Jardim e sua banda apresentam o espetáculo “Beba o Novo!”, que reúne as principais composições dela juntamente com os músicos Marcelo Mariano (guitarra e violão), Celso Guimarães (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).
Ainda nesta semana, está programado o show musical “Vestido de Sol”, do artista Zamah, na Casa de Cultura Flávio Craveiro na quinta-feira (20), às 20h30. Inspirado nas belezas naturais do Vale do Paraíba, o artista apresenta canções que exploram a diversidade e a riqueza da musicalidade desta região.
Na sexta-feira (21), o Grupo Teatro do Imprevisto apresenta o espetáculo “Circo de Due”. Ao som dos versos “Venha já, venha ver, vai começar, não vai perder! É pra mim, é pra você, pra todo mundo, você vai ver! Circo di Due”, o grupo convida todos a entrarem no picadeiro e assistir a criativos números circenses.
Ao todo, mais de 20 espetáculos serão apresentados pelo Programa de Difusão Cultural “CirculAção”. O objetivo é ampliar e diversificar o acesso aos bens culturais para toda população do município. Os grupos foram escolhidos por meio de editais lançados no ano passado.
O Clube do Samba Paulista
O Clube do Samba se reúne todas as terças-feiras, às 19h, no Centro Cultural Clemente Gomes, e além do samba de raiz, apresenta composições autorais. “O ambiente propicia que toda a família participe”, diz o sambista Márcio Moreira, um dos organizadores. Ele define os encontros como uma espécie de sarau, em que artistas de diferentes nichos do samba se reúnem para propagar a cultura de raiz
Na roda há espaço para outros estilos musicais. Nesta a terça-feira (18), o rapper Mistah Jordan vai fazer a gravação de um clipe com o Clube. O sambista Marcinho explica que o rap e o samba sempre andaram juntos, representando a cultura da periferia em sonoridades semelhantes. “O rap e o samba são como irmãos”, finaliza.
O Clube do Samba é formado por diversos compositores de samba da região, oferecendo a oportunidade para a divulgação dos trabalhos de sambistas do Vale do Paraíba.
[block]
Programação:
Terça-feira (18)
19h – Centro Cultural Clemente Gomes
Clube do Samba Paulista
Quarta-feira (19)
12h – Espaço Mário Covas
Beba o novo
Quinta-feira (20)
20h30 – Casa de Cultura Flávio Craveiro
Vestido de Sol
Sexta-feira (21)
20h – Casa de Cultura Flávio Craveiro
Circo de Due
[/block]