Espetáculo “O Quebra Nozes” no Shopping Centro

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A fantasia e a realidade se misturam no espetáculo natalino de balé “O Quebra Nozes”, da Cia Jovem de Dança de São José dos Campos. Realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), as apresentações serão no domingo (15) e na segunda-feira (16), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Jr, 84 – 3º Piso Shopping Centro). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local.
Desde que foi criado, em 1872, “O Quebra Nozes” já recebeu diversas versões que continuam encantando o público. Os heróis da história se prestam a todos os matizes psicológicos, abraçando-os desde a ingenuidade e purezas infantis – com sonhos povoados de ratos maldosos em batalhas com corajosos soldadinhos de chumbo, príncipes encantados, fadas e flocos de neves dançantes – até a percepção da idade madura – com uma menina entrando na adolescência, que começa a trocar a fantasia pela realidade.
Nesta produção, que tem aproximadamente 70 pessoas no elenco entre alunos da Cia. Jovem de Dança e bailarinos convidados, o enfoque é o lado mais fantasioso da história para mostrar a capacidade humana de vencer medos para a conquista de sonhos. Esta é a quarta vez que o grupo apresenta o espetáculo.
A Cia. Jovem de Dança é um dos grupos da FCCR proporciona à população a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos e novas vivências, de experimentação e de contato com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas artísticas para o processo de difusão cultural e a formação de público.
Atualmente, a companhia tem 30 bailarinos proporcionando novos incentivos e despertando os talentos nos gêneros ballet clássico e dança contemporânea. Os alunos do projeto ensaiam de segunda a sexta-feira, de quatro a seis horas por dia, com aulas de técnica, expressão artística e corporal e musicalidade.

 

O Quebra Nozes
O balé “O Quebra Nozes” foi apresentado pela primeira vez, em 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia. Ele é composto por um prólogo e dois atos.
Conhecido como o espetáculo mais dançado mundialmente, ele se baseia no conto “O Quebra Nozes e o Rei dos Ratos”, de E.T.A Hoffmann, com coreografia original de Lev Ivanov. As músicas são de Tchaikovsky e libreto de M. Petipá.
O balé traz a história de uma família alemã que festeja a noite de Natal, quando a menina Clara ganha um boneco quebra nozes de presente de seu padrinho Drosselmeier. A partir deste momento, os bonecos ganham vida nos sonhos de Clara.
O boneco Quebra Nozes luta com um exército de soldados de chumbo contra os ratos. A menina ajuda o boneco a se libertar das mãos do Rei dos Ratos, fazendo com que ele se transforme em um garoto de verdade.
Clara e o boneco viajam por diversos reinos e juntos descobrem as maravilhas do mundo, representadas por danças tradicionais e folclóricas. Ao final, o espetáculo mostra um contraste do mundo real com o da fantasia.