Durante as férias de julho, as bibliotecas públicas de São José dos Campos são uma boa opção para atividades culturais e literárias para as crianças e suas famílias. A programação deste mês atende a todos os públicos e oferece contações de histórias, oficinas artísticas, cinema, encontros com escritores, entre outros. O horário de funcionamento das bibliotecas é das 8h15 às 16h45.
Biblioteca Hélio Pinto Ferreira
Com uma diversificada programação, a biblioteca Hélio Pinto Ferreira, no Jardim das Indústrias (região oeste), traz em especial este mês, nos dias 4, 6, 11, 13, 18, 20 e 25, entre as 8h15 e 16h30, a leitura de livros infanto-juvenis ao ar livre para o público infantil, pais e cuidadores das crianças. A leitura de poesias, contos e crônicas também está programada para os dias 5 e 26, das 14h às 16h30.
O encontro com escritor deste mês é com Roberto Coelho, autor da obra “O Olho da Fechadura”, e será no dia 12, das 9h30 às 11h, voltado especialmente para estudantes de graduação e professores da área da educação. A contação de história acontece no dia 17, das 14h às 15h, com a apresentação do livro infantil “O Grande Rabanete” da escritora Tatiana Belinky.
Duas oficinas de leitura também acontecerão em julho. No dia 19, das 9h às 10h, a atividade é coordenada pelo escritor Adriano Lima, aproveitando o clima da Copa do Mundo, a temática da vez é a poesia russa. Já no dia 24, das 14h30 às 16h, o escritor Rodrigo Lima ministrará a oficina “A Leitura de Tolstói e a sua influência na filosofia contemporânea. As oficinas são voltadas para jovens, adultos, estudantes de graduação e professores da área de educação. Oficinas práticas de bordado e plantio de ervas e temperos para crianças a partir de 10 anos também fazer parte da programação mensal.
Exposições
Entre os dias 10 e 31 de julho será possível conferir duas exposições, uma literária e a outra artística. A primeira é sobre as obras da escritora Tatiana Belinky, uma das mais importantes autoras de literatura infanto-juvenil escrita em língua portuguesa. Já a outra exposição é da artista Eunice Coppi, que irá expor suas esculturas de papel e goma retratando os personagens do clássico livro “Alice no País das Maravilhas”.
Biblioteca Cassiano Ricardo
A biblioteca Cassiano Ricardo, localizada na região central de São José, homenageia a cultura negra com exposição aberta ao público e também contação de história para os leitores juvenis. “Era uma vez… outra história”, com as contadoras de história “Marias: Alice e Gorete”, acontece na próxima quinta-feira (5) em dois horários: às 10h e às 14h.
A exposição “Homenagem à literatura negra brasileira”, idealizada por Mariane Helena Rodrigues e Silva, composta de múltiplas artes, como caricatura, livros, grafites, colagens, poemas, fotografias, artes plásticas e outras expressões unidas com objetivo de revelar lindas histórias da literatura nacional e humanizar os autores destacados, exaltando suas trajetórias. A mostra pode ser vista no período de 4 a 30 de julho, das 8h às 16h50.
Biblioteca Helena Molina
Os moradores do distrito de Eugênio de Melo e da região leste têm como opção a biblioteca Helena Molina, que oferece nos dias 5, 12, 19 e 26, às 14h, a contação de história da lenda “Os três pés de jaca do distrito de Eugênio de Melo”. A atividade é livre para todos os públicos e será ministrada pela professora Ana Paula de Assis.
Ana Paula também será mediadora da oficina de pintura “Pintando os 7 nas férias”, voltada para crianças de 4 a 10 anos de idade que acontece às 9h das segundas-feiras (dias 9, 16 e 23).
Na tarde do dia 18, o espaço recebe a Oficina de Confecção de Marcadores de Livros, com a artesã Valda Tereza, às 14h. Os marcadores de livro serão confeccionados com juta e retalhos de tecidos, pessoas com mais de 15 anos podem participar da confecção.
Valda Tereza, moradora do distrito, é responsável também pelas peças da exposição “O encanto da juta no bairro Eugênio de Mello”, disponível ao público entre os dias 6 e 31. A artesã produz peças em juta e retalhos de tecidos há mais de 50 anos.
Poemas e fotografias compõem a mostra “A Origem do Silêncio”, do escritor Diego Sant’Anna, de 10 a 30 de julho. Os escritos são da obra Exórdios: A Origem do Silêncio, obra indicada ao prêmio Alexandria 2017 e aborda sentimentos transformados em poesia.
O Cinema na Biblioteca acontecerá no dia 13, às 14h, com o filme “O Menino Maluquinho”, para o público infanto-juvenil.