[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Os ritmos que marcam a cultura do Nordeste estarão no palco do Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005) nesta sexta-feira (24), às 20h, com o espetáculo de dança “Mané Gostoso”, da Companhia Ballet Stagium, que faz uma homenagem ao músico Luiz Gongaza. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do espaço, no dia do espetáculo, a partir das 13h e custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
“Mané Gostoso”, dirigido por Marika Gidali, representa a união das raízes brasileiras e a forte influência da cultura nordestina por meio da dança numa moderna releitura da cultura popular de um dos estados mais festivos do país.
O espetáculo, coreografado por Décio Otero, traz para o palco mais de dez bailarinos que dançam com o bom humor dos passos marcados como bonecos infantis, que tem pernas e braços movimentados por paus e cordões.
As músicas são interpretadas pelo Quinteto Violado, que interpretam canções do pernambucano Luiz Gonzaga, ícone da cultura brasileira, e de outros compositores, como “Asa Branca”, “Forró de Mané Vito” e “P’ronde Tu vai Luiz?”.
A Companhia Ballet Stagium surgiu em 1971 pela iniciativa de Décio e Marika em explorar a união entre o ballet e o teatro, com o objetivo de contribuir na construção de uma dança brasileira. A partir das turnês pelo país, a performance do Ballet Stagium foi expandida para além da formação clássica ao incorporar a diversidade cultural brasileira da dança, música e folclore.
A apresentação é realizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.