Cultural
Publicado em 08/08/2016 às 09:04

Artes visuais são destaque na Fundação Cultural Cassiano Ricardo em agosto

08/08/2016 - 10/08/2016

Oito exposições estão em cartaz nos espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em agosto. Alguns trabalhos já podem ser vistos. A entrada é gratuita para todos eles. A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo) exibe até o próximo dia 31 a mostra “Narração, Foto e Poesia”, com fotopoemas sobre o distrito de Eugênio de Melo, criadas pelo artista Paulo Roxo Barja.

Os trabalhos de Barja unem suas poesias a fotos de locais históricos e paisagens do distrito. A partir da próxima terça (9), também estarão expostos os trabalhos de Paulo Fernandes. “Eugênio de Melo Sobre Telas”, com quadros de paisagens e prédios históricos do distrito.

Na Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto da Cruz, 40 – Jd. Santo Onofre) estão em cartaz duas exibições, “Memórias do Bairro” e “Espaço Poema”. Na exposição fotográfica “Momentos”, João Dimas dos Santos, morador da região, expõe fotografias de lugares e pessoas do bairro. Em “Espaço Poema”, alunos da escola E.E. Professora Dinorá exibem seus poemas, contos e qualquer outra produção literária em um painel. Ambos os trabalhos podem ser vistos até 30 de agosto.

Desde esta quarta-feira (3), a Casa de Cultura Johann Gütlich (Rua Eliseo Galdino Sobrinho, 10 – Jardim Morumbi), está em cartaz a exposição “Petites Peintures”. Até o próximo dia 31, o público pode ver pinturas de Valmir Camargo, em óleo e acrílico sobre tela, apresentando trabalhos figurativos e abstratos em pequenos formatos, justificando o nome da exposição “Petites peintures” (Pequenas pinturas, em francês).

A exposição “O Entorno do Rio Paraíba” entra em cartaz nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 31, no Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade). Os trabalhos de arte primitivista de Sonya Mello trazem a representação peculiar de cidades banhadas pelo Rio Paraíba do Sul, tendo em seu acervo São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba, bem como seus Patrimônios Históricos Materiais e Imateriais mais significativos.

A Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos) recebe a partir desta segunda-feira (8), a exposição fotográfica “Além do Olhar”. Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, será apresentado o trabalho da jornalista joseense Lídia Bernardes, repórter-fotográfica, autora do livro “Nas Trilhas de Zé Mira”. Falecida em junho de 2016, Lídia foi integrante da extinta Comissão de Folclore e suas imagens exibem todo o seu talento e sensibilidade no registro das manifestações populares e culturais da região.

Também a partir desta segunda-feira (8), a Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) lança Pontos de Vista: “Memórias do Futebol”. A mostra, que fica em cartaz até 26 de agosto, integra o acervo do projeto Memórias do Novo Horizonte, composto a partir da contribuição dos moradores do bairro e da região. Serão expostas imagens, documentos, além da divulgação de depoimentos sobre a história do bairro, possibilitando o reconhecimento da cultura local.

Programação
1º a 31 de agosto
Espaço Poema
Casa de Cultura Lili Figureira

2 a 31 de agosto
“Memórias do Bairro”
Casa de Cultura Lili Figureira

03 a 31 de agosto
“Petites Peintures”
Casa de Cultura Johann Gütlich

5 a 31 de agosto
“O Entorno do Rio Paraíba”
Espaço Piraquara

8 a 31 de agosto
Exposição Fotográfica “Além do Olhar”
Casa de Cultura Tim Lopes

8 a 26 de agosto
Pontos de Vista: “Memórias do Futebol”
Casa de Cultura Eugênia da Silva

9 a 31 de agosto
Eugênio de Melo Sobre Telas
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Fonte: Marrey Júnior – Fundação Cultural Cassiano Ricardo