Alunos assistem apresentação de Orquestra

Os olhinhos da Evelyn de Cássio Siqueira, de 10 anos, estavam atentos e brilhantes. Com Diogo Akino dos Santos, de 10 anos, não era diferente. Foi a primeira vez que eles assistiram à apresentação de uma orquestra completa ao vivo. A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos fez ontem a estreia nacional da peça “O Compositor Morreu”, de Nathaniel Stookeye, para alunos da escola municipal Dom Pedro de Alcântara, no Dom Pedro 1º, como parte do projeto “Ensino, Prática e Apreciação da Música nas Unidades da Rede Municipal de Ensino”.

Mesmo com um repertório bastante clássico com composições também de Mozart, Camargo Guarnieri e Tchaikovsky, a apresentação da OSSJC encantou as crianças, que ficaram curiosas para entender como tudo funcionava e conhecer os instrumentos. “Achei muito legal. Não sei como ele levanta aquele violão tão grandão”, disse Evelyn, referindo-se, provavelmente, ao violoncelo. Antes da orquestra completa, esses e muitos outros estudantes que assistiram à apresentação apenas havia conhecido o Quarteto de Cordas, também da OSSJC.

O concerto é regido pelo maestro Marcello Stasi, tem direção teatral de Dagmar Siqueira e narração de Rômulo Scarrini e Diego Fonjac. A obra explora o clima de suspense policial em torno do mistério envolvendo a morte do compositor, sempre de forma lúdica. No final, o segredo é revelado. “A obra tem toda essa brincadeira, mas a verdade é que fazemos como uma ressurreição do que eles deixaram escrito”, disse o maestro. “O Compositor Morreu” também será apresentada no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, nos dias 25 e 26 de junho.

O Vale