São José dos Campos realiza a partir do próximo dia 13 um dos maiores eventos de dança do país: o Festidança, que neste ano chega à 25ª edição. Mais de 20 espaços da cidade servirão de palco para as cerca de 300 coreografias das mostras competitiva, infantil e batalha de danças urbanas, com a participação de 79 grupos de 45 cidades, de cinco estados brasileiros.
“Para este ano, tivemos o cuidado de preparar uma programação especial e diversificada. Estamos focando nas mostras não competitivas, que nesta edição, estão em uma quantidade maior do que nas edições anteriores”, comenta Bete Sanches, organizadora do Festival.
A abertura do evento será com a coreografia “Dolores”, da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, que se apresenta pela primeira vez no Festival. A companhia se inspira e utiliza a trilha sonora da obra cinematográfica do espanhol Pedro Almodóvar, com a intenção de explorar as relações entre pessoas sob uma atmosfera em que predominam paixões, desejos, o ambiente kitsch e os absurdos.
Entre as novidades desta edição está o Seminário Diálogos Contemporâneos “A Dança em Cena”, que será realizado no dia 20, a partir das 11h, no Auditório Elmano Ferreira Veloso (Avenida Olivo Gomes 100 – Santana), com palestras de Jussara Muller, Mariana Muniz, Carolina Natal e Ana Bottosso. Também está programada mesa de debates com Marcela Benvegnu.
Também no seminário, o projeto “Memórias da Dança” promoverá um momento de homenagens destacando Damares Antelmo, uma das personagens importantes na história da dança em São José dos Campos.
Na abertura e no encerramento do seminário, ocorrerá a intervenção “Minueto de Spray Para Baixo”, do Coletivo Amarelo Croata. A participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição com antecedência. São disponibilizadas cem vagas. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Encerrando o Festival, a Anacã Cia de Dança leva ao Teatro Municipal o jazz contemporâneo marcante, mostrando em “Principiar”, do coreógrafo Edy Wilson, um espetáculo leve e sutil.
Oficinas e Vivências
Além das mostras, o Festival traz oficinas e vivências em dança. As 11 oficinas são direcionadas para bailarinos profissionais. “É muito interessante que eles façam essas aulas, que proporcionam trato com professores diferentes e um intercâmbio entre bailarinos”, ressalta a organizadora.
Os alunos terão a oportunidade de ter aulas com professores como Edy Wilson, Eduardo Bonis e Armando Aurichi. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site da FCCR até o dia do curso escolhido. São oferecidas 30 vagas.
Já as vivências são aulas abertas para qualquer pessoa interessada, e não é necessário ter conhecimento prévio de dança. São 11 modalidades oferecidas, que vão de danças folclóricas, passando por yoga, até dança de salão. A inscrição precisa ser feita uma hora antes do início das aulas, que serão realizadas no Centro Cultural Clemente Gomes.
Ingressos
Apenas para as apresentações no Teatro Municipal é necessário adquirir o ingresso por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes devem se inscrever pelo site www.portaldoingresso.com.br, ou pessoalmente na sede da FCCR (Avenida Olivo Gomes 100 – Parque da Cidade), em Santana.
A programação completa do Festidança 2014 está disponível no site da Fundação Cultural (http://fccr.org.br/index.php/