O programa Via Rápida para o Emprego, lançado no mês passado pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB), atraiu 6.075 candidatos para as 2.132 vagas disponibilizadas para as cidades do Vale do Paraíba.
São 30 vagas para o curso de eletricista instalador residencial em Caçapava e outras 30 para alimentador de linha de produção em São José dos Campos. Os cursos inciam na próxima segunda-feira, dia 15.
O governo do Estado começou a enviar cartas para os selecionados, que devem comparecer aos locais indicados até amanhã para fazer as inscrições. Com praticamente três candidatos por vaga, o principal critério para definição dos alunos é a vulnerabilidade social. Também serão priorizados os desempregados e as pessoas que possuem baixa qualificação profissional.
Os cursos, que seguem a vocação de cada município, terão duração de um a três meses e são voltados para áreas como construção civil, comércio, indústria e prestação de serviços.
O secretário de Relações do Trabalho de São José dos Campos, José Luís Nunes, acredita que a procura pelas vagas dos cursos do programa Via Rápida para o Emprego aumentará nos próximos meses. Segundo ele, os cursos ajudarão na qualificação de mão de obra para as empresas instaladas na cidade.
Fonte: O Vale