A Secretaria de Transportes de São José dos Campos vai tirar cobradores dos ônibus que operam em três linhas da cidade: Caetê (linha 132), Sobrado (141) e Nova República (133). As duas primeiras circulam na região norte e a terceira, na sul.
A partir da próxima sexta-feira, os ônibus das três linhas não terão mais o cobrador. O motorista terá que administrar o validador de cartões magnéticos e receber a passagem dos usuários que pagarem em dinheiro, também devolvendo o troco.
A proposta é criticada pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, que ameaça paralisar o transporte coletivo de São José, a partir da próxima semana, em protesto à iniciativa. Para a entidade, o motorista ficará sobrecarregado.
“Vamos votar o estado de greve na quinta (amanhã) e parar tudo na próxima semana. A prefeitura está agindo com falta de bom senso”, disse José Carlos de Souza, presidente do sindicato. Anderson Farias Ferreira, secretário de Transportes, disse que a retirada dos cobradores só será feita em linhas que circulam dentro dos bairros, alimentando as linhas mais extensas.
A medida é viável, segundo ele, por haver demanda baixa de passageiros nessas linhas-tronco. “No horário de pico dessas três linhas, por exemplo, circulam seis ônibus. É uma demanda pequena.” Ferreira garantiu que o sistema continuará operando com cobradores e que não haverá demissão.
“Os cobradores que saírem dessas linhas serão remanejados para outras, alguns até serão promovidos a motoristas. Ninguém será prejudicado.”
O Vale
concordo a greve sim mais a populaçao nao pode fica nessa situaçao pois todos nos temos nossos compromissos;ja vamos ter muitos desempregados por causa da GM e agora os combradores tbm?como o Edurado Cury quer q a populaçao acredite q ele vai cuidar da nossa cidade caso ganhe a proxima eleiçao?
novamente sem data!!!