No dia seguinte à premiação dos melhores projetos apresentados na Expo Empreende 2011, os componentes dos grupos vencedores ainda comemoravam com a mesma animação do momento do anúncio dos trabalhos escolhidos. “A emoção é inexplicável. É bom ver que todo nosso esforço valeu à pena”, contou Fabiana Fátima dos Santos, 14 anos, aluna da escola municipal “Professora Maria Nazareth de Moura Veronese”.
A equipe da estudante desenvolveu o Inalamaxi, um aparelho para inalação portátil, com bateria recarregável. O projeto chamou a atenção da banca que avaliou os trabalhos durante o evento e do público que visitou a exposição. Quem esteve no local, também pôde dar seu voto para o produto ou serviço mais inovador.
O geógrafo Rodrigo Roberto Alves ficou impressionado com o que viu na Expo Empreende. “São ideias muito originais. Os produtos poderiam estar facilmente disponíveis no mercado”, disse.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Sebrae. Os projetos foram desenvolvidos no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), unidade ligada à Secretaria de Educação. Ao todo foram 300 propostas inovadoras, envolvendo cerca de 3 mil estudantes. Os participantes passaram por várias seletivas até a escolha das 20 equipes finalistas. Entre os critérios de escolha estavam: criatividade, análise de mercado, qualidade do material gráfico e apresentação oral.
Durante a Expo, os 20 grupos voltaram a apresentar seus projetos a uma banca formada por 10 especialistas representantes de empresas e instituições ligadas à área empresarial. A partir de agora, todos os trabalhos expostos no evento poderão ser aperfeiçoados no Lajoe, o Laboratório do Jovem Empreendedor, instalado no Cedemp.
A proposta da equipe de Pedro Enrique Viana Santos, 15 anos, não estava entre os ganhadores do prêmio “profissional do Futuro”, mas ele tem consciência de que o ganho vai muito além da premiação. “Pretendo dar continuidade ao meu projeto e quem sabe colocar o produto no mercado”, declarou. A equipe de Pedro desenvolveu um cofre contador. Além de guardar as moedinhas, o experimento identifica a moeda colocada e soma ao último total registrado.
A próxima Expo Empreende deverá acontecer em 2013. Mas antes disto, os esforços já estão
concentrados para a 9ª edição da Feira do Jovem Empreendedor, marcada para agosto de 2012.
Projetos vencedores da Expo Empreende 2011:
1º lugar – Inalamaxi – Emef “Professora Maria Nazareth de Moura Veronese”
Descrição do projeto: Aparelho para inalação portátil, com bateria recarregável, com opção de ser também utilizado conectado à tomada.
2º lugar – Pratbald – Emef “professora Dosulina Chenque Chaves de Andrade”
Descrição do projeto: Balde com suportes na parte externa onde são colocados produtos de limpeza.
3º lugar – Fapma – Emef “Professora Homera da Silva Braga”
Descrição do projeto: ONG que tem como missão prestar assistência a adolescentes em situação de vulnerabilidade social devido à gravidez precoce, por meio de palestras oficinas e encontros com profissionais qualificados. Promover a integração familiar e o amplo desenvolvimento da nova família.
Prefeitura Municipal