Sinal de alerta em trânsito em São José

O aumento de 80% nas mortes por atropelamento fez a Prefeitura de São José fechar o cerco contra o motorista que ultrapassar a faixa ou deixar de dar preferência aos pedestres na travessia.

A exemplo do que foi feito em São Paulo, a Secretaria de Transportes irá reforçar a fiscalização nos semáforos e implantar gradil nas calçadas obrigando os pedestres a irem até a faixa antes de atravessar a rua.

A iniciativa foi anunciada ontem durante a abertura oficial da Semana Municipal de Trânsito, que segue até domingo. Na abertura, foi lançada a campanha de respeito a faixa de pedestres.

Além do reforço na fiscalização nos sinais, a prefeitura irá fazer blitz de orientação aos pedestres e motoristas e reforçar a sinalização antes das faixas de travessia. Também está previsto campanhas publicitárias em jornais, rádio e TV.

Dados da prefeitura revelam que o excesso de velocidade, a imprudência do motociclista e a do pedestre, respectivamente, são as principais causas de acidentes graves e fatais no trânsito.

De acordo com o estudo apresentado, o automóvel é o veículo que está envolvido na maioria dos atropelamentos (42,9%), seguido da moto (28,6%).

Deixar de dar a passagem ao pedestre ou a veículos não motorizados (como bicicletas) é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores são multados em R$ 191,54 e perdem sete pontos na carteira de habilitação.

Fonte: O Vale