Sábado será inaugurado o Centro de Reabilitação Lucy Montoro

A Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado inauguram neste sábado (17), às 11h, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro (Rua Saigiro Nakamura, 600 – Vila Industrial, ao lado do Hospital Municipal).

A cerimônia terá as presenças do governador Geraldo Alckmin e da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Em São José, o Centro está numa área de 4 mil metros quadrados, sendo 1.880 de área construída. A obra foi coordenada pela Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e realizada numa parceria entre o município e o Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5 milhões.

A previsão é de que o Centro de Reabilitação realize 9 mil atendimentos mensais para pacientes de 39 cidades da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A unidade será administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que já gerencia o Hospital Municipal. Cerca de 30 funcionários já foram contratados e a expectativa é de ampliar esse número e chegue a 106 em 2012.

A Rede Lucy Montoro foi criada em maio de 2008, por meio do Decreto Estadual 52.973/08. Sua proposta é gerar condições para que pessoas com deficiência possam ser incluídas na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. A Rede tem parceria com importantes instituições, como o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP.

O atendimento é realizado por equipe multiprofissional de especialistas em reabilitação, diversos tipos de lesões e deficiências como: paralisias, doenças degenerativas neurológicas e musculares, lesões graves causadas por acidentes, dores incapacitantes, dentre outras patologias, oferecendo tecnologias e conceitos diferenciados, além de dispensação de aparelhos ortopédicos e cadeiras de rodas, assim como às adaptações destas últimas, nos termos dispostos pela Secretaria da Saúde.

A equipe de profissionais do Centro Lucy Montoro é composta por médicos fisiatras (e médicos consultores de outras especialidades relacionadas, como cardiologista, urologista e psiquiatra), psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e odontólogos.

Na capital paulista já funcionam as unidades Umarizal, Morumbi e Lapa. No interior do Estado, o centro presta atendimento nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O nome da rede é uma homenagem a ex-primeira dama do estado de São Paulo Lucy Montoro, que prestou inúmeros trabalhos à frente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos