Planos de saúde de São José dos Campos correm contra o tempo para cumprir a resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que estabelece prazo máximo para o agendamento de consultas.
A norma passa a vigorar a partir do dia 20 de setembro e limita a sete dias o prazo para a marcação de consultas básicas como pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
Já o agendamento para consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas devem ser feitos em até 10 dias.
A principal dificuldade dos planos está em aumentar a rede de médicos credenciados para a prestação de atendimento. Segundo ele, os planos vão conseguir atender a regra, mas o paciente não poderá escolher o médico, somente o especialista desejado.
Para atender à nova regra, a Unimed de São José e Jacareí informou que vai inaugurar em setembro um novo Centro de Especialidades Médicas. Segundo a Unimed, o espaço será mais uma alternativa dos clientes para o agendamento de consultas.
Os moradores estão ansiosos pela medida. Karla Coelho, gerente de Atenção à Saúde da ANS, disse que os convênios que não cumprirem a regra estão sujeitos a multas entre R$ 30 a R4 80 mil.
Ela disse ainda que a regra determina que as consultas com cirurgião dentista também devem ser marcadas em até sete dias.
O Vale