Prefeitura pretende ampliar Zona Azul na cidade

A Secretaria de Transportes de São José dos Campos vai ampliar a Zona Azul no centro da cidade com a criação de mais 573 vagas de estacionamento rotativo em 30 vias públicas da região. As novas vagas serão disponibilizadas a partir da próxima segunda-feira. Esta será a maior expansão do sistema após a implantação do controle de estacionamento rotativo por parquímetros ocorrida em 2006.

Segundo a pasta, o pacote inclui 13 vagas para deficientes e 18 para idosos, além de 10 novos bolsões para motocicletas. Atualmente, o centro possui 1.204 vagas para carros e 36 bolsões em vias públicas. A medida representará um aumento de 47% na disponibilidade de vagas.

A Zona Azul será expandida em ruas e avenidas que já possuem bolsões de estacionamento e em logradouros que não, como a rua Antonio Saes, que será integrada ao sistema.

Outras ruas e avenidas que terão mais vagas são Romeu Carnevalli, Capitão Roberto Ferreira Maldos, Mário Galvão, Carvalho de Araújo, Siqueira Campos, Sebastião Hummel, Joaquim Bráulio de Melo, Dolzani Ricardo, Vilaça, Claudino Pinto, Humaitá, Costanzo de Finis, Major Antônio Domingues, praça Kennedy e na rua Eugênio Bonadio.

O secretário municipal de Transportes, Anderson Farias Ferreira, disse que a expansão da Zona Azul resultou de reuniões realizadas pela pasta com lojistas e entidades do comércio. “A ampliação do sistema rotativo de estacionamento demonstra a importância do centro, que é uma região muito procurada”, afirmou.

Segundo ele, com a expansão, a expectativa é que a rotatividade de estacionamento em vias públicas controladas pela Zona Azul seja maior. Ferreira disse ainda que a ampliação do sistema no centro chegou ao limite. “Agora, não há mais espaço para a criação de vagas”, disse. São José dos Campos fechou o ano de 2011 com uma frota de 352.203 veículos.

Além do centro da cidade, atualmente há sistema de Zona Azul na Vila Ema (40 vagas para carros, bolsões para seis motos), avenida Andrômeda, no Jardim Satélite, região sul, (178 vagas para carros, 78 para motos) e no Jardim Paulista (26 vagas para carros, 16 para motos).

O secretário informou que a pasta estuda outras regiões da cidade para a expansão da Zona Azul fora do ‘miolo’ do centro da cidade. Entre as localidades analisadas estão o Jardim Aquarius, região oeste, e avenidas Nove de Julho e Paulo Becker, entre outras. “Por enquanto, não há previsão de implantação da Zona Azul nesses locais”, disse o secretário

No ano passado, a prefeitura arrecadou cerca de R$ 264 mil com o sistema, que é operado pela empresa Serttel. Para este ano, a previsão é arrecadar R$ 338 mil. Os recursos são utilizados em melhorias no sistema de trânsito.

O Vale