Cerca de 150 crianças das escolas municipais Dosulina Chenque de Andrade e Vera Babo de Oliveira participaram na manhã desta quarta-feira (21) do lançamento de um dos bosques do Programa Museu da Flora Nativa. A cerimônia foi realizada em uma Área de Preservação Permanente do Rio Jaguari, no Jardim Altos de Santana, região norte.
As crianças participaram do plantio das primeiras 52 das 410 espécies que vão compor o Museu, que trará um resgate histórico e ambiental da mata atlântica e do cerrado, originária da região do Vale do Paraíba. Algumas dessas espécies estão ameaçadas de extinção.
A inauguração do Museu da Flora Nativa coincidiu com uma data importante, o Dia da Árvore, em um ano também significativo, pois 2011 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional de Preservação das Florestas”.
Na cerimônia o secretário de meio ambiente ressaltou a importância dos benefícios ambientais prestados pelas árvores, como a produção de oxigênio, equilíbrio da temperatura, proteção do solo e dos recursos hídricos, e a necessidade de sua preservação.
O estudante Luan de Souza Gonçalves, de 13 anos, comemorou este presente para o bairro. “Uma área verde florida no bairro irá trazer mais sombra pra gente e as pessoas terão um local adequado para se divertir”, afirmou.
O Padre Thiago Domiciano Dias, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima participou da cerimônia e lembrou do plantio realizado em uma área contígua adotada pela paróquia para criação do bosque da paz. “Precisamos pensar nas sementes que estão sendo plantadas hoje. Que todos nós possamos acompanhar o seu crescimento e preservação para que em breve toda a comunidade possa contemplar a beleza dessas árvores.”
Os museus da flora nativa vão constituir recantos que oferecerão lazer com educação ambiental, onde poderão ser realizadas coleta de sementes de espécies raras e pesquisas científicas.
As árvores do museu serão catalogadas e georeferenciadas para compor um banco de dados contendo nome científico, nome popular e outras informações importantes, que serão disponibilizadas pela internet à população.
Serão implantados 7 Museus da Flora Nativa, beneficiando todas as regiões da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos