A Prefeitura de São José dos Campos iniciou na terça-feira (17) a supressão de 25 eucaliptos em condições comprometidas, no Parque Santos Dumont, região central da cidade. As árvores estão próximas da pista de caminhada, pista de skate, poço artesiano, playground e da casa das bonecas. Durante os trabalhos, esses locais são isolados, porém as demais áreas do parque podem ser utilizadas normalmente pelos freqüentadores.
Uma empresa terceirizada foi contratada para executar a ação, que é coordenada pelo setor de assessoria de arborização e áreas verdes da Secretaria de Serviços Municipais (SSM). Os trabalhos envolvem 5 funcionários e 1 caminhão munck.
O engenheiro agrônomo da SSM, Carlos Trunkl, explicou que a medida é preventiva para evitar os riscos de quedas. “Uma vez que as espécies estão comprometidas e são de grande porte estão sujeitas a todo tipo de adversidade como ventanias, que poderiam ocasionar queda da árvore”, disse Trunkl. A previsão é de que em 30 dias o trabalho esteja concluído.
Posteriormente as supressões, haverá a compensação ambiental com o plantio de 375 espécies exóticas na área interna e no entorno do parque. Dentre as espécies estão: sibirpirunas, resedas, ipês brancos e rosas, aldragos e aroeiras salas.
O Parque Santos Dumont fica na Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000, na Vila Adyanna, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. O telefone é 3921-7066.
Prefeitura Municipal