Lista de aprovados pela Fuvest é divulgada na cidade

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (5) a lista de aprovados nas provas de habilidades em música e artes visuais. As provas foram realizadas entre os dias 14 e 19 de outubro, e serve como uma prévia da primeira fase para estes cursos específicos. Os aprovados nestas provas não estão garantidos na Universidade de São Paulo. Eles seguem na disputa por uma das vagas do vestibular. No cálculo da nota final, a prova de habilidades específicas terá peso dois.

Segundo a Fuvest, para as 35 vagas disponíveis no curso de música foram 622 inscritos (17.8 candidatos por vaga). Na prova, 287 (46,1%) candidatos estiveram ausentes ou receberam nota zero. A média obtida pelos presentes foi de 45.5 pontos. Foram aprovados 118 candidatos (19,0% do total). Eles terão agora de fazer a primeira fase, no dia 25 de novembro, e a segunda fase do vestibular, em janeiro de 2013.

Na prova de artes visuais, para as 30 vagas disponíveis, foram 1.075 inscritos (35,8 candidatos por vaga). Na prova, 480 (44,7%) candidatos estiveram ausentes ou receberam nota zero. A média obtida pelos presentes foi de 50,7 pontos. Foram aprovados 138 candidatos (12,8% do total). Eles também terão de fazer a primeira e a segunda fase do vestibular.

O candidato que não foi aprovado nessas provas permanece inscrito para sua segunda opção de carreira, se manifestada no momento da inscrição ao vestibular.

Quase 160 mil inscritos
O vestibular 2013 da Fuvest tem 159.603 candidatos inscritos. Eles vão disputar vagas na Universidade de São Paulo (10.982 vagas) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas). No vestibular de 2012 inscreveram-se 146.892 candidatos. O recorde histórico é do vestibular de 2006, com mais de 170 mil candidatos.

Os candidatos devem acessar o site www.fuvest.com.br para imprimir os dados de inscrição, que serão necessários para que o vestibulando identifique o local em que fará as provas da primeira, dia 25 de novembro. No dia 19, o a Fuvest publicará os locais de exame da primeira fase, que será realizado no dia 25.

As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A prova da primeira fase será em 25 de novembro. A prova terá 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

As provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A Universidade de São Paulo tem um Programa de Inclusão Social (Inclusp) com duas formas de estimular o ingresso de estudantes egressos da escola pública em seus cursos. Para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), as inscrições estão encerradas. A outra forma de estímulo é chamada de Sistema de Pontuação Acrescida que permite aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e que não tenham se inscrito no Pasusp, optar por acréscimo nas notas da 1ª e 2ª fases, segundo cálculo baseado no desempenho do vestibulando na prova da primeira fase. Esse bônus pode corresponder a 8% da nota.

G1 (Vnews)

Publicado em: 06/11/2012