Com o fim do ano, cresce o número de empregos na cidade

Boa notícia para quem pretende terminar o ano com carteira assinada no Vale do Paraíba. O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego está com mais de 1.100 vagas de emprego abertas na região. A agência é gerenciada pela Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) de São Paulo em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Os interessados em trabalhar como operador de eletromecânica, motorista carreteiro e pedreiro de acabamento têm mais chance. Segundo a agência, essas vagas são destaques na região. O candidato precisa ficar atento. É nessa época de fim de ano que surgem mais oportunidades no mercado, segundo a diretora regional do Mais Emprego, Milena Guimarães Coelho.

“É uma boa época para buscar emprego. Além dos números efetivos que já são altos, também surgem as vagas temporárias para o Natal em toda a região”, afirmou. Para ter acesso às vagas, é simples. Basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados.

Para quem não tem acesso à internet, outra opção é comparecer a um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) com RG, CPF, PIS com número ativo e Carteira de Trabalho. “É muito fácil. Uma forma de facilitar a vida de quem está atrás de uma recolocação no mercado de trabalho”, disse Milena.

Uma dica da gerente regional é manter o cadastro atualizado para não perder oportunidades de trabalho. De acordo com ela, as vagas são atualizadas diariamente. Ao todo, são 1.122 novas oportunidades para a região. Os itens escolaridade e experiência variam de acordo com a área de atuação e com a empresa que oferece a vaga. Para a estagiária Raianny de Freitas Rodrigues, 17 anos, a ferramenta de cadastro é fácil.

“Meu estágio está acabando e vou procurar um emprego pelo site do Emprega São Paulo. Acho fácil. Hoje em dia, a maioria das pessoas têm acesso à internet. Acho muito importante as vagas serem divulgadas”, disse ela. Muita gente deixa de procurar emprego por falta de experiência. Para a gerente regional do Mais Emprego, experiência não é uma regra. “Nem sempre o empregador pede experiência. Há oportunidade para todos. É só ficar atento e correr atrás”, afirmou Milena.

Outra dica de Milena é a importância do candidato em se manter atualizado e qualificado profissionalmente. Segundo ela, quem se qualifica, passa à frente dos mais candidatos. “É importante manter os dados atualizados para que o interessado tenha sempre acesso aos programas de qualificação da Sert, com o time do Emprego e o PEQ (Programa Estadual de Qualificação), por exemplo”, disse.

Depois dos testes preliminares é a hora da entrevista. Um ‘fantasma’ na vida de algumas pessoas. Como se portar? O que vestir? Como falar? São dúvidas frequentes. A dica da secretaria é tentar manter-se tranquilo. Evitar gírias. Elas atrapalham a comunicação com o entrevistador e pode reprovar um candidato. Recomenda-se também que o candidato esteja com uma roupa adequada para a entrevista e não exagere na maquiagem e se porte adequadamente

Terminam amanhã as inscrições para estágio na FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) de São José. As vagas estão sendo oferecidas pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola). O aluno precisa preencher o cadastro no www.ciee.org.br e aguardar uma ligação ou um e-mail do Centro de Integração para futuras provas.

O Vale

Publicado em: 20/11/2012