A Prefeitura de São José dos Campos anuncia hoje o projeto dos corredores exclusivos para os ônibus sem previsão de quando a proposta começa a funcionar. As pistas preferenciais são uma promessa de governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB) há dois anos e têm o objetivo de aumentar a velocidade dos coletivos. Hoje, os ônibus não passam de 17 km/h em alguns corredores.
O secretário de Transportes, Anderson Farias Ferreira, vai anunciar o projeto às 10h em evento da Volvo, no Parque Tecnológico. A empresa vai anunciar o teste de um ônibus híbrido que vai operar por um mês em São José por meio da concessionária Expresso Maringá.
Entretanto, a assessoria da pasta informou ontem que para que as faixas exclusivas entrem em funcionamento será preciso sinalizar os locais e fazer um trabalho de orientação com a população ‘o que deve ocorrer nos próximos meses’, informou a pasta.
Os primeiros corredores que vão receber faixas exclusivas para o tráfego das linhas de ônibus serão os da região central como as avenidas São José e João Guilhermino que hoje já formam corredores naturais de ônibus. Segundo a prefeitura, onde a medida for implantada haverá sinalização vertical e horizontal para indicar a exclusividade de tráfego das linhas.
“O principal ganho é a melhoria na velocidade média do transporte público. Mas ainda não é possível calcular o quanto representará esse ganho. Isso só será possível com a implantação de outros fatores, como mudança do tempo semafórico”, afirmou nota enviada pela prefeitura. A divulgação do anúncio do projeto de corredores de ônibus foi feita pela Volvo. A prefeitura não emitiu nota oficial sobre o assunto.
O presidente do Sindicato de Motoristas e Cobradores de ônibus, José Carlos de Souza, afirmou que a medida é eleitoreira. “A prefeitura promete isso há dois anos e faz o anúncio nas vésperas da eleição com objetivo de conquistar votos”, afirmou. “Essa é uma medida muito importante para a melhoria do sistema e já deveria ter sido adota há muito tempo. Inclusive, está prevista no edital de licitação do sistema”.
Além da implantação das faixas exclusivas para os ônibus, a prefeitura também não implantou outras promessas previstas para o setor de transporte público. Entre elas, está a divulgação de uma pesquisa de satisfação dos usuários sobre o sistema e a instalação de painéis eletrônicos nos pontos.
O Vale