História
O Parque da Cidade, tombado como Patrimônio Histórico, é um dos mais procurados espaços de lazer de São José. Originalmente, era a fazenda da Tecelagem Parahyba (grafia original), uma fábrica de cobertores que instalou-se na cidade por volta de 1925/1927. A partir de 1996, o espaço foi transformado em parque e, desde então, tornou-se mais um espaço de lazer para São José dos Campos. O nome oficial é Parque Municipal Roberto Burle Marx, em homenagem ao genial paisagista e arquiteto, que, além disso, foi também desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias. Burle Marx foi o autor do projeto paisagístico do parque.
Breve descrição
As obras arquitetônicas lá existentes, assinadas pelo arquiteto Rino Levi (a residência Olivo Gomes, a usina de leite e o Galpão Gaivotas, este último utilizado para grandes feiras e eventos de diversas naturezas) formam um dos mais destacados trabalhos da moderna arquitetura brasileira, que dá ao parque reconhecimento e fama internacionais. O espaço conta ainda com um anfiteatro para apresentações culturais e artísticas, palmeiras imperiais importadas da Europa e diversas outras construções.
Com uma área total de mais de 960.000 m², o parque possui ainda vários outros atrativos como lago, ilha artificial e uma ampla área verde ideal para trilhas e caminhadas, pelas quais circulam animais típicos da região, que fazem o visitante sentir-se em um verdadeiro paraíso. O espaço é muitas vezes usado como local de shows diversos e, além disso, inúmeras pessoas o escolhem como ponto de encontro. Outras atrações são:
- Acervo: coleção de Arte Sacra, de Artes Visuais, peças do observatório astronômico Galileu Galilei, objetos do Cine ParaTodos, entre outros documentos e fotos. Possui uma biblioteca de livros sobre folclore, documentação em vídeos, fotos e gravações de manifestações populares, festas cívicas, religiosas e outras.
- Museu do Folclore: localizado numa das antigas casas de hóspedes da família Gomes. A casa foi restaurada e hoje abriga o museu, uma instituição que divulga o folclore da cidade e região, desenvolvendo atividades, encontros e exposições que apoiam e estimulam grupos folclóricos.
Animais
No Parque da Cidade existem várias espécies de animais, desde os que ficam soltos, até os animais de exposição, que ficam em grandes gaiolas espalhadas pelo local. Os animais mais comuns são capivaras, macacos, esquilos, garças e pavões.
Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana – São José dos Campos – São Paulo.
Cep: 12211-420
Telefones: (12) 3924.7309 / 3924.7302/ 3924.7354 – Fax: 3941-8577
Horários de funcionamento: de 3ª a 6ª feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Sábados e domingos: das 14h às 17h.
Estarei em S.J. de férias e gostaria de saber quais as atrações disponíveis, com entrada franca ou valores populares, como os parques e museus…..vou no dia 24