A EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – é um conglomerado brasileiro, fabricante de aviões para fins comerciais, executivos, agrícolas e militares. É a terceira maior produtora mundial de jatos civis e uma das maiores empresas exportadoras do Brasil. Sua sede fica em São José dos Campos, São Paulo, com várias unidades instaladas, tanto no Brasil quanto no Exterior, inclusive duas joint-ventures (*), uma na China, a Harbin Embraer, e outra em Portugal, a OGMA. Para testes de aeronaves, a empresa possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto, SP, com uma extensão de 4.967 m, considerada a quarta pista asfaltada mais longa do mundo.
(*) “Joint venture” ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término. Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma empresa de construção civil, interessada em levantar um prédio sobre o local.
O início
O Bandeirante, primeiro avião comercializado pela EMBRAER.
A EMBRAER, fundada em 1969, foi uma iniciativa do governo brasileiro, como parte de um projeto para instalar a indústria aeronáutica no País. Nas décadas de 1970 e 1980, a EMBRAER obteve projeções nacional e internacional, com a fabricação e comercialização dos aviões Bandeirante, Xingu e Brasília. Atualmente, a empresa encontra-se em fase de expansão, não apenas em termos de espaço físico, mas também em número de funcionários, contando com 17.000 empregados.
A privatização do sucesso
A EMBRAER comemorou o 17º aniversário de sua privatização, ocorrida em 1994, quando foi adquirida pelo grupo Bozano Simonsen e pelos fundos de pensão Previ e Sistel, por R$ 154,1 milhões. Nesse período, a empresa cresceu dez vezes e acumulou um saldo positivo de aproximadamente US$ 13 bilhões na balança comercial brasileira. A empresa continua liderando o mercado de aeronaves de 30 a 120 assentos e tem posição consolidada no mercado.
Aviões fabricados
Planadores
- EMB-400 Urupema
Motores a Pistão
- EMB-200 Ipanema
- EMB-800 Seneca
Turbohélices
Tucano da RAF (Inglaterra)
- EMB-110 Bandeirante
- EMB-120 Brasília
- EMB-121 Xingu
- CBA-123 Vector
Aviões comerciais a jato
Embraer 190 operado pela Air France.
- ERJ-135
- ERJ-140
- ERJ-145
EMB-145 AEW&C da Força Aérea Grega.
- EMBRAER 170
- EMBRAER 175
- EMBRAER 190
- EMBRAER 195
Aviões executivos
O Legacy 600.
- Phenom 100
- Phenom 300
- Legacy 450
- Legacy 500
- Legacy 600
- Legacy 650
- Legacy Shuttle
- Lineage 1000
Aviões militares
- AMX
- EMB-312 Tucano
- EMB-314 Super Tucano
- EMB-326 Xavante
- EMB-145 AEW&C
- EMB-145 RS/AGS
- EMB-145 MP/ASW
- EMB-111 Bandeirante Patrulha
- Embraer KC-390. Em desenvolvimento.
Principais clientes
África
- Capital Airlines
América do Norte
- Air Canada
- American Eagle
- Atlantic Southeast Airlines
- Compass Airlines
- Continental Express
- ExpressJet
- US Airways
- Republic Airways
- SkyWest
- JetBlue Airways
- Aeroméxico
América Central
- Copa Airlines
- TACA
América do Sul
- Air Minas
- America Air
- Aerolineas Argentinas
- AeroRepública
- Azul Linhas Aéreas
- SAM (Colômbia)
- Passaredo
- TRIP Linhas Aéreas
- Vip (Equador)
Ásia
- Hong Kong Airways
- Japan Airlines
- Saudi Arabian Airlines
- Royal Jordanian
- Europa
- Air France
- Alitalia
- British Midland
- British Regional Airlines
- Crossair
- Finnair
- Flybe
- KLM Exel
- LOT
- Lufthansa
- Luxair
- Portugália Airlines
- SWISS
- TAT